Como ir ao Peru e Bolívia
Tren de la Muerte
Como ir ao Peru e Bolívia: Ferrobus, a opção mais confortável para ir a Santa Cruz de la Sierra de trem

Como ir ao Peru e Bolívia

Avião

Para La Paz

Não há voos diretos de São Paulo para La Paz. Uma opção é tomar um avião para Santa Cruz de la Sierra pela Gol e, ao desembarcar, comprar uma passagem aérea da BOA ou um ônibus até La Paz. (A BOA é uma nova companhia boliviana e, no momento desta edição, as operadoras brasileiras de turismo ainda não trabalham com essa empresa.) Outra opção é ir via Lima, pela LAN, ou via Bogotá, pela Avianca. Os horários podem ser bem incômodos; um chá de aeroporto de muitas horas!

Para Santa Cruz de la Sierra (Bolívia)

Há voos diretos de São Paulo pela Gol. São 3h de voo.

Para Lima (Peru)

Há voos diretos de São Paulo pela LAN, pela TACA e pela TAM. São 4h40 de voo. Para Cusco (Peru)
Se você tem milhas da TAM que deseja aproveitar, voe São Paulo-Lima por essa companhia, mas o trecho até Cusco terá que ser feito pela LAN ou pela colombiana TACA. Calcule na ponta do lápis o que é mais vantajoso para você.

Para Cusco

Não há voos diretos a partir do Brasil. É preciso fazer conexão em Lima. Se quiser voar pela mesma companhia, a TACA tem voos São Paulo-Lima-Cusco. Se você tem milhas da TAM que deseja aproveitar, voe São Paulo-Lima por essa companhia e de lá tome uma conexão por outra empresa até Cusco.

Atenção – Os períodos de alta e de baixa estação variam de ano para ano e de uma companhia para outra. Informe-se junto a seu agente de viagens.

Ônibus

Para Lima

Pode ser uma surpresa para alguns, mas agora existe ônibus direto de São Paulo a Lima. São cinco dias para percorrer quase 6 mil km. Veja mais informações: Via Trolebus.

Para La Paz

Essa opção é para aventureiros bem-dispostos que não dão importância ao conforto e têm tempo de sobra para fazer essa viagem. O caminho natural é via Corumbá, no Mato Grosso do Sul, que faz fronteira com a Bolívia. A viação Andorinha tem ônibus de São Paulo e do Rio de Janeiro diretamente para Corumbá na fronteira com a Bolívia. Recomendamos que você telefone para a companhia e confirme os horários, que sofrem frequentes alterações.

De São Paulo até Corumbá

De São Paulo até Corumbá você terá feito aproximadamente um terço do caminho. Mas não se engane. Se você perdeu apenas um dia e uma noite para fazer esse trecho até a fronteira, vai demorar muito mais para chegar até Cusco, já que terá que enfrentar extensos trechos montanhosos da Cordilheira dos Andes e as estradas não são nenhuma maravilha.

De Corumbá para Puerto Suarez

Você terá que tomar um táxi até a fronteira, que atravessará a pé. Pronto, você chegou à Bolívia! Já na Bolívia, você tomará outro táxi até Puerto Suárez. O preço total de ambas as corridas deve ser discutido com o motorista. Não hesite em barganhar. É recomendável, sobretudo do lado boliviano, combinar o preço antes.

Importante

A primeira coisa a fazer ao entrar no país é ficar de olho para que seu passaporte seja carimbado pelo serviço de imigração boliviano, pois sem esse carimbo não poderá se hospedar em hotel nenhum e nem sequer poderá comprar passagem de trem para Santa Cruz de la Sierra. Aliás, se for pego sem carimbo de entrada no passaporte, você poderá ter problemas ao retornar para o Brasil.

Trocar dinheiro

Procure também trocar dinheiro. Na fronteira aceitam-se reais, mas é recomendável aproveitar a ocasião para adquirir moeda boliviana. Para viagens dentro dos territórios boliviano e peruano, veja o capítulo Transportes.

De Puerto Suarez para Santa Cruz de la Sierra

De Puerto Suarez partem os trens da Ferrovia Oriental. Há diversos tipos de trens, a começar pelo famoso Tren de la Muerte. Nesse tipo de trem o ideal é conseguir Pullman ou Primera.

A segunda classe fica reservada aos viajantes para os quais um dólar a mais no orçamento de viagem seja uma questão de vida ou de muerte.

Ferrobus

A opção mais confortável é e o Ferrobus, uma espécie de litorina. Tem ar condicionado, servem refeições. É bem razoável. O problema é que para comprar uma passagem fazem você esperar três dias em Puerto Suarez – (pior do que Puerto Suarez só Puerto Suarez com chuva…). É onde entram os cambistas que lhe vendem o bilhete para o mesmo dia, mas por um preço muito mais elevado. A viagem toma aproximadamente vinte horas.

Aviso importante

A corrupção é institucionalizada no lado boliviano da fronteira. Exija que a entrada no país seja carimbada em seu passaporte. Se você não tiver esse carimbo tentarão achacá-lo mais adiante.

Veja passagens aéreas e pacotes para Peru e Bolívia

Informações práticas

Onde se hospedar no Peru

Escolher e reservar seu hotel em Lima

Escolha e reserve seu hotel em Arequipa

Escolha e reserve seu hotel em Cusco

Escolha e reserve seu hotel em Puno

Cultura e informação tornam sua viagem ao Peru muito mais fascinante:

Relatos de viagem

A Trilha Inca  Viagem pelo Valle del Colca

Maquina fotografica

O Peru em imagens Fotos dos lugares de especial interesse turístico.