Coimbra
Coimbra, Portugal
Coimbra, à noite, Portugal

Sumário Portugal Online •  Índice Remissivo Portugal Online

Quando Coimbra se chamava Aeminium

Coimbra, cidade da época romana, quando se chamava Aeminium, foi erguida sobre a colina de Alcáçova, à beira do rio Mondego. O nome atual tem sua origem no povoado romano de Conímbriga, a 16 km dali. Coimbra foi uma das primeiras cidades a ser libertada do domínio mouro no final do século IX e posteriormente reconquistada pelos muçulmanos, até ser definitivamente libertada em 1064. Em 1139, Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, fez de Coimbra a sua capital. Aliás, os seis primeiros reis portugueses nasceram em Coimbra. A cidade foi capital do novo reino até 1256, quando foi substituída por Lisboa.

Mapa de Coimbra

Como ir a Coimbra

 Ônibus

Há conexões diretas pela Rede Nacional de Expressos para Lisboa (tempo de viagem: 2h20) e para o Porto (tempo de viagem: 1h25). A estação rodoviária de Coimbra fica na Av. Fernão de Magalhães.

Trem

Diversos trens de alta velocidade Alfa Pendular a partir de Lisboa e do Porto por dia. Há opções mais econômicas e demoradas, como o Intercidades. Coimbra tem duas estações de trem. Estação Nova serve Figueira da Foz e ligações regionais. Estação Velha BTrens para destinos internacionais, Lisboa e outras regiões do país. Mias informações no site dos Caminhos de Ferro Portugueses.

Carro

De Lisboa para Coimbra são 200 km; do Porto, 115 km. Em ambos os casos utilize a autoestrada A1, também conhecida como Autoestrada do Norte. Há outras opções, mas esse é o caminho mais rápido e direto.

Hospedagem

A parte baixa da cidade e suas imediações pode ser uma opção. O mais agradável, entretanto, é ficar no centro histórico

Escolha e reserve seu hotel em Coimbra

Melhor época

Primavera, outono. Coimbra possui um clima mediterrâneo. Mesmo no inverno, o frio nunca é intenso. Mas quem não gosta de calor excessivo deve evitar o auge do verão, quando as temperaturas podem passar dos 30ºC.

Atrações turísticas em Coimbra

Sua universidade, fundada em 1290, é uma das mais antigas da Europa. Atualmente ela conta com mais de 30 mil estudantes, de toda parte de Portugal; 10% são estrangeiros, de países lusofônicos, metade deles do Brasil. Vários personagens importantes de nossa história lá estudaram, como José Bonifácio, Tomás Gonzaga e o padre José de Anchieta.

A cidade tem inúmeras atrações que merecem uma visita.
Saiba mais sobre as atrações de Coimbra

Centro histórico – Centro histórico de Coimbra, no alto da colina chamada de Almedina, conserva suas características medievais, com ruelas, passagens estreitas, arcos e escadarias. Essa parte era a área mais sofisticada de Coimbra, onde moravam nobres, expoentes da igreja e onde mais tarde se instalou a universidade. A parte baixa apresenta pouco interesse. Sua área mais agradável é a Praça do Comércio, com seus cafés e confeitarias.

Comece seu passeio pelo Bairro Alto, a pé. O acesso se dá pelo Arco de Almedina, do século XII, onde começa a escadaria. As opções são o novo elevador que sai da Av. Sá da Bandeira ou o ônibus 1.

Nos arredores há muitas atrações, vilarejos e castelos. O carro é útil para visitar a região, mas em Coimbra vira um trambolho.

Antiga Universidade End. Paço das Escolas.  A Universidade de Coimbra é, juntamente com a Sorbonne, em Paris, Salamanca, na Espanha, Oxford, na Inglaterra, e Bolonha, na Itália, um dos mais antigos e prestigiosos templos do saber da Europa.
Antiga Universidade

Na realidade ela foi fundada em Lisboa por D. Dinis em 1290 e transferida para Coimbra em 1537, nos imóveis do Paço Real, cedidos por Dom João III. Mais tarde expandiu-se, passando a ocupar os novos edifícios em estilo barroco e neoclássico que foram sendo construídos. Ganhou uma nova ala no final do século XVIII, a Via Latina, onde fica a Sala dos Actos ou Sala dos Capelos, utilizada nas cerimônias oficiais. Uma sala que virou atração turística é a Biblioteca Joanina, que abriga mais de 200 mil títulos do século XVI ao XVIII distribuídos por três salões barrocos luxuosamente decorados, com madeiras exóticas trabalhadas e uma profusão de dourados. Repare na perfeição dos tromp’oeils do teto. Também merece uma visita a Capela de São Miguel, famosa pelo portal manuelino de meados do século XVI. Belos painéis de azulejos ornamentam sua nave.

Torre de Almedina – Foi edificada sobre o Arco de Almedina como torre de vigilância e defesa dos portões principais que davam acesso às antigas muralhas.

Tradições acadêmicas

Coimbra é conhecida pelas festas e tradições acadêmicas. O uso de sua famosa capa negra é limitado aos estudantes que tenham concluído com sucesso pelo menos o primeiro ano. Outra tradição é a queima das fitas num grande pote de ferro, em frente à nova Sé, no penúltimo ano universitário. Esse evento que ocorreu pela primeira vez em 1899 é também chamado “Queima do grelo”. Todos os participantes devem vestir a famosa capa negra. As cores das fitas variam segundo a disciplina cursada pelo estudante. Medicina: amarela; Direito: vermelha; Ciências e Tecnologia: azul e branco; Letras: azul escuro; Psicologia: laranja, Economia: vermelha e branca. Após a queima, um cortejo de carros alegóricos sai do centro histórico, na “Alta”, e desce para a “Baixa”, às margens do Mondego. A festa envolve fados, serenatas, muita palhaçada, alegria e paquera. Um verdadeiro carnaval toma conta da cidade. Outra festa famosa é a Latada, uma tradição iniciada no século XIX, no mês de maio, quando os estudantes comemoravam ruidosamente o fim do primeiro ano letivo balançando latas vazias pelas ruas. Hoje em dia comemora-se o início do ano escolar, com muita gente fantasiada carregando cartazes com ironias ou críticas ao governo. Se você estiver em Coimbra no final de outubro, não perca o evento.

Circulando por Coimbra

Os mapas das linhas de ônibus podem ser encontrados no escritório da companhia na Praça da República, próximo ao posto de turismo. Lá você pode adquirir um passe de transporte válido por 24 horas, bem vantajoso. Bilhetes podem ser comprados a bordo dos ônibus se você tiver dinheiro trocado. Porém, é mais barato comprá-los na Praça da República ou nos quiosques de jornais.

Um micro-ônibus azul elétrico faz a ligação da cidade baixa com a alta. Superprático para quem quer economizar as pernas.

Informações práticas sobre Portugal

Como ir a Lisboa

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde dormir em Lisboa

Hotel em Lisboa

Como ir à Cidade do Porto

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde dormir na Cidade do Porto

Hotel na cidade do Porto

Transportes em Portugal

Veja como circular por Portugal

Informação sobre os guias da série GTB (Guia do Turista Brasileiro)

Capa do Guia Online GTB Portugal

Os guias GTB impressos não estão mais à venda…
Enquanto isso, confira todo o conteúdo completo e atualizado do guia impresso, substituído pelo  Guia GTB ON Line Portugal, gratuito, e com dezenas de fotos. Basta ter sinal de internet no local onde você estiver.

Portugal em imagens

Maquina fotograficaÁlbum fotográfico com dezenas de fotos de Portugal separadas em slide-shows  sobre a as regiões mais interessantes do país.

 

Links afins