Cinque Terre

Cinque Terre, as charmosas aldeias na ponta sul da Riviera

Mapa de Cinque Terre

Cinque Terre: como ir

Trem

 A linha Gênova–La Spezia passa pelas aldeias de Cinqueterre, que ficam a 10 minutos de viagem uma da outra. O tempo de viagem a partir de Gêneva é de 1h40 a 2h40.

Carro

Dá para chegar de carro a qualquer uma das aldeias de Cinqueterre, mas é mais fácil estacioná-lo na estação de Levanto ou de La Spezia e tomar o trem. Nem todas as cinco localidades têm ligação rodoviária direta entre si. Depois de visitar cada uma, você terá que retornar à estradinha principal. Algumas distâncias rodoviárias a partir de Gênova: Monterosso al Mare, 71 km;Riomaggiore, 85 km.

Dica  

 É possível circular ora de carro, ora de trem entre as aldeias de Cinqueterre, mas o barco pode ser também uma ótima opção.

Onde se hospedar

Escolha e reserve seu hotel em Cinque Terre

Perfil

Parte da Riviera di Levante, mas com características muito peculiares, a região de Cinqueterre (“cinco terras”) faz parte do Patrimônio da Humanidade da UNESCO. Sua origem se perde no tempo: eram inicialmente cinco castelos fortificados, próximos entre si, em torno dos quais surgiram cinco aldeias assentadas em minúsculas baías ou encravadas no alto de rochedos. Todas elas são formadas por antigos predinhos coloridos e guardam preciosidades de sua história, sobretudo igrejas e castelos. O cenário natural que as cerca complementa seu encanto, tornando-as nos últimos anos um dos mais atraentes destinos turísticos italianos.
Portal sobre Cinqueterre. Oficial. Galeria de fotos.

Vídeo com atrações em Cinque Terra, Itália

Monterosso al Mare

Dentre as aldeias de Cinqueterre é a que dispõe de melhor infraestrutura turística, com a vantagem de ter uma praia de verdade e um porto ­– ambos pequeninos… Nas suas ruazinhas, as casas são às vezes ligadas entre si por passagens nos andares superiores.

Vernazza

Fica em um vale estreito, por onde corre o rio do mesmo nome, num porto bem abrigado, protegido por um castelo no alto de um promontório. De sua torre se tem uma excelente vista da região. É o principal porto de Cinqueterre. Com seu labirinto de pequenas ruas, escadarias e passagens cobertas, Vernazza é, para muitos, a mais graciosa das aldeias.

Riomaggiore

É um minúsculo povoado no fundo de uma baía apertada entre rochedos, com uma rua principal subindo a encosta. O melhor jeito de chegar ao povoado é por mar, mas há um acesso por terra a partir de La Spezia. De lá há um caminho (chamado Via dell’Amore; che bello!) até Manarola, que pode ser percorrido em aproximadamente meia hora, passando pelos rochedos perto do mar.

Manarola

Este vilarejo fica sobre uma falésia à beira-mar e é acessível a pé a partir de Riomaggiore, pela Via dell’Amore. Vinhedos em terraços cobrem as colinas acima da aldeia.

Corniglia

É a única aldeia de Cinqueterre que não possui um ancoradouro: fica encravada no alto de um rochedo, no meio de vinhedos.

A Itália em imagens

Maquina fotograficaÁlbum fotográfico com dezenas de fotos da Itália separadas em slide-shows  sobre a as regiões mais interessantes do país.

 

Centro da Itália em Imagens

Sul da Itália em imagens

Norte da Itália em imagens