Chiloé
Chiloé, Chile
Chiloé, Chile

Chiloé, uma ilha com uma cultura própria

Chiloé, é um arquipélago, com uma ilha principal de mesmo nome. Tem apenas 180 km de comprimento por uns 50 km de largura, mas isolada do continente, tem uma cultura própria, a chilote, diversa do resto do país. O povo tem um tipo físico diferente, os costumes são outros, a culinária também. A ilha, um dos últimos bastiões do domínio colonial espanhol, só foi integrada ao Chile em 1826, e o país já havia declarado sua independência em 1818. Até seu folclore é muito especial, cheio de personagens mitológicos bem curiosos.

Mapa de Chiloé

Chiloé: como ir

Avião

Não há voos comerciais para Chiloé. O aeroporto mais próximo fica a 90 km em Puerto Montt.

Compare preços de passagens aéreas e faça sua reserva

Carro

De Santiago pegue a Panamericana Sul, até Puerto Montt, onde há ferries para Chiloé.

Ônibus

Há vários ônibus por dia de Puerto Montt para Chiloé. Há também ônibus diretos de Santiago a Castro, a capital da ilha. (Tempo de viagem: 17 horas).

Onde se hospedar: hotéis em Chiloé

Escolha e reserve seu hotel em Chiloé

Onde comer

Boa parte dos turistas come em seu próprio hotel, pois quase todos têm bons restaurantes.

Kurantón –  (Ancud) Culinária chilena e internacional com opções de massas, grelhados, frutos do mar e peixes.  Av. Prat, 94

La Pincoya – (Ancud). Culinária chilena e chilote. Fica de frente para o mar, local agradável. Av. Prat, 61

El Cangrejo (Ancud) Culinária chilote. Boa relação preço-qualidade. A especialidade é peixes. Dieciocho, 155

Brisas del mar (Castro) Culinária chilote tradicional. Muito frequentado pela gente do lugar, fica ao lado do mercado. Palafito nº 1.

Don Octávio (Castro) Um dos melhores restaurantes da ilha, com ótimas opções de frutos do mar e vinhos brancos. Pedro Montt, 261.

El Sacho  (Castro) Especialidades chilotes e peixes. Experimente o salmão da casa. Tem vista da baía. End. Thompson, 213

Melhor época

Faz frio em Chiloé: procure visitar a ilha entre o final de maio e o final e setembro. Veja mais informações sobre a melhor época para ir ao Chile

Endereços, sites e telefones úteis

Agências que organizam excursões (em Ancud)

Transtour – Costanera, 630 ( 62-4349
Tours Don Hugo – Comandante Godoy, 706 ( 62-3070
Austral Adventures Turismo – Av. Costanera, 904 ( 62-5977
Patagón Chiloé – Bellavista, 491 ( 62-2128

Locadoras de automóveis

Salfa Rent a Car (Castro) Gabriela Mistral, 499 ( 63-0422

ADS Rent a Car (Castro) Esmeralda, 260 ( 63-7777

Atrações em Chiloé

Chiloé tem diferentes pontos de interesse turístico, espalhados pelas cidades da ilha. Veja “Atrações em Chiloé”

Dicas para conhecer Chiloé

Existem três opções para se visitar Chiloé:

Excursão – Tem as suas vantagens e desvantagens. Muitas excursões são curtas demais, você não tem liberdade de ficar mais tempo em um lugar que tenha gostado, é obrigado a seguir o roteiro estabelecido pela agência etc.

Transportes públicos – Há ônibus entre as cidades da ilha, mas é preciso ter tempo pela frente, pois nem sempre terá a sorte de encontrar transporte na hora que deseja.

Carro – A opção a nosso ver ideal é alugar um carro. Nesse caso você visita o que quer, escolhe onde comer, tem a liberdade de poder parar se desejar fotografar algo e outras vantagens. A ilha é cortada de norte a sul pela Rodovia Panamericana, toda asfaltada. Não tem muito como se perder. As estradinhas secundárias, de rípia, não são muito boas, mas não chegam a ser um problema. Ancud é a principal cidade e porta de entrada de Chiloé, mas Castro pode ser mais estratégica. Tudo depende de seu roteiro e do tempo que você dispõe.

Distâncias em km a partir de Ancud

Achao, 100 | Castro, 87 | Chacao, 32 | Dalcachue, 7 | Chonchi, 108 | Quellón, 178

Curiosidades: os bichos-papões de Chiloé

Os curiosos personagens que povoam o folclore chilote parecem o resultado de uma fusão de antigas crenças medievais com lendas nativas, somada a muita criatividade. Cada uma dessas figuras mitológicas parece competir entre si em matéria de bizarrice.

O Basilisco  Parece o cruzamento de galináceo com serpente. Ele nasce de um ovo que teria sido chocado por um galo. À noite sai para se alimentar da saliva das pessoas, que vão se tornando cada vez mais fracas, até perecerem. Ninguém escapa.

El Coo Lembra uma coruja. É uma das formas assumidas por bruxos. Quando é avistado em uma casa, significa que um de seus moradores vai morrer.

O Cuchiovilu É um monstro de lugares pantanosos, com uma cara mista de porco com veado e corpo de serpente. Tente imaginar! É odiado pelos pescadores porque destrói as reservas de pesca.

El Trauco É uma espécide de hominídeo, com menos de meio metro de altura, que vive na florestas e tem sempre consigo um machado capaz de derrubar facilmente qualquer árvore. Apesar de muito feio, consegue seduzir qualquer virgem que encontra vagando pelos bosques.

La Fiura É a versão feminina do trauco e consegue seduzir qualquer homem.

La Pincoya é uma mulher de extraordinária beleza que executa uma espécie de bailado sobre as ondas. Diz a lenda que quando ela dança de frente para o mar a pescaria será farta. Quando é vista dançando voltada para a terra, os pescadores voltarão de redes vazias.

O Chile em imagens

Maquina fotografica

 Álbum fotográfico com fotos do Chile e das regiões mais interessantes do país. Ver imagens do Chile