Champs-Elysées
Champs-Élysées
Champs Elysées visto do alto da Tour Eiffel

Champs-Élysées: um bairro chique


Os Champs-Élysées, um bairro relativamente novo, tem regiões residenciais bem elegantes, mas é predominantemente comercial e turístico. Os Champs-Élysées, um bairro relativamente novo, tem regiões residenciais bem elegantes, mas é predominantemente comercial e turístico. Sua história está muito ligada à da avenida que tem o mesmo nome. Nele ficam diversas embaixadas, escritórios, hotéis de alto padrão e muitas butiques de produtos de luxo.

Mapa do bairro des Champs-Elysées

Pontos turísticos

O mais importante para se ver em Champs-Elysées é o Arco do Triunfo (Arche du Triomphe). Leia postagem exclusiva sobre o Arco do Triunfo.

Triangle d’Or

Estas concentram-se principalmente no chamado Triangle d’Or (“triângulo de ouro”), formado pelas avenidas Montaigne, François I e Champs-Élysées, um verdadeiro delírio consumista para quem está com o bolso cheio.

Vídeo sobre Champs-Elysées

A Avenue des Champs-Élysées

Bons restaurantes, bares e cinemas ajudam a tornar o Champs-Élysées um bairro movimentado e, principalmente aos sábados à noite, um dos lugares preferidos dos parisienses. Tudo começou quando, em 1616, a rainha Maria de Medici mandou plantar árvores ao longo de um largo caminho de terra fora dos muros de Paris, na parte oeste da cidade, como uma continuação do Jardin des Tuileries. O nome Avenue des Champs-Élysées (Campos Elíseos) só lhe foi dado por volta de 1700 e apenas bem mais tarde, em 1828, a alameda começou a assumir ares de uma verdadeira avenida, com calçadas, iluminação a gás e fontes. Durante o século XIX e mesmo durante a primeira metade do século XX, foi o lugar mais elegante de Paris.

Os museus de Champs-Élysées

No bairro existem museus que recomendamos. Veja as dicas:

Musée Jacquemart André

Visitar este museu é uma boa chance de, não apenas conhecer um espetacular acervo de peças de arte, as mais diferentes, mas também visitar  um dos mais belo palácios renascentistas de Paris. Musée Jacquemart André 

Grand Palais de la Découvert

É mais uma das obras feitas para a Exposição Universal de 1900 que, em vez de serem demolidas, incorporaram-se definitivamente ao cenário da cidade. Seu grandioso estilo Belle Époque inclui, além do ferro forjado, muito em voga na época, colunas de alvenaria, uma cúpula de vidro e quadrigas (carros puxados por quatro cavalos) enfeitando a fachada. O prédio merece ser visto, mesmo que seja só por fora, pois boa parte dele não é acessível ao público a não ser durante exposições temporárias.
Grand Palais de la Découvert

Petit Palais e Musée de Beaux Arts

(Museu de Belas Artes) Nele funciona um museu que possui variado acervo de obras de arte de diversos estilos e períodos e promove exposições temporárias. Petit Palais e Musée de Beaux Arts

Pont Alexandre III

M/RER Invalides. Provavelmente a mais bela ponte de Paris, classificada como patrimônio histórico, a Alexandre III é também um dos monumentos mais representativos da arquitetura da Belle Époque parisiense. É considerada uma obra-prima da engenharia do começo do século XX, pois não tem nenhuma coluna de apoio no meio do rio. A ponte foi construída especialmente para a Exposição Universal de 1900 e seu nome foi dado em homenagem ao czar russo. Sua pedra fundamental foi colocada por Nicolau II, filho do czar, em uma época em que os dois países mantinham relações bem estreitas e os banqueiros franceses faziam grandes empréstimos à Rússia. Os empréstimos nunca chegaram a ser pagos, mas pelo menos Paris ganhou uma ponte magnífica. Ricamente decorada com esculturas de mármore e bronze e por 16 belos postes de iluminação em estilo Art Nouveau de cada lado, a ponte Alexandre III tem em cada margem duas colunas com majestosos cavalos alados em bronze dourado representando as Artes, as Ciências, o Comércio e a Indústria.

Informações práticas sobre Paris

Como ir a Paris

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde dormir em Paris

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos

Escolha e reserve seu hotel em Paris

Maquina fotografica

Paris em imagens  Fotos dos lugares de especial interesse turístico.

A França  em imagens  Verdadeira viagem fotográfica pela França. Dezenas de fotos das regiões Sul, Norte e Centro da França.