Centro Histórico de Santiago
Correio Central, Santiago, Chile
Sede histórica dos Correios de Chile

Sumário Chile • Índice remissivo Chile

Centro Histórico de Santiago

Mapa de Santiago

É o coração da cidade desde a época colonial e foi o local de fundação de Santiago por Pedro de Valdívia, em 1541. É onde se concentrava durante a colônia o poder político e religioso espanhol. Nela ficam a catedral, alguns dos edifícios mais antigos de Santiago, como o Museo Historico Nacional, instalado no Palacio da Real Audiencia, a Municipalidad (Prefeitura), o Palacio de los Tribunales de Justicia, a Casa Colorada, do século XVIII, e o belo edifício dos Correio.  Entre 1998 e 2000 a praça passou por uma discutida reforma e perdeu muitas de suas árvores.

Catedral Metropolitana

End. Plaza de Armas. No local existiram outros edifícios religiosos destruídos por terremotos. O templo atual, construído a partir de 1748, finalizado em 1775, é a mais importante igreja católica do Chile. Possui fachada neoclássica. No seu interior o destaque é o altar principal, construído em Munique, na Alemanha, em mármore branco, com belas incrustrações de bronze e de lápis-lázuli, a pedra azul emblemática do Chile.

Museo Histórico Nacional

End.  Plaza de Armas, 951. Entrada franca aos domingos. Instalado no Palácio da Real Audiencia. Apresenta um quadro interessante da história do Chile, desde os primeiros tempos coloniais aos dias de hoje. O acervo inclui armas utilizadas pelos espanhóis e pelos índios, móveis de época, quadros, fotografias, ferramentas, peças de vestuário etc. Visita indispensável para entender um pouco da história do país.

Correo Central

End.  Plaza de Armas, 983. Instalado no Palacio de la Real Audiencia, o edifício serviu de residência a Pedro de Valdívia, ao Conselho de Governo e aos presidentes do país até 1846. Parcialmente destruído por um incêndio em 1881, passou por reformas, a última em 1908, quando adquiriu uma fachada renascentista.

Municipalidad de Santiago

End. Plaza de Armas. O prédio da Prefeitura foi erguido em 1548 e abrigava o Cabildo (administração municipal na época). Arrasado por terremotos, foi reconstruído até assumir, no final do século XIX, sua arquitetura atual neoclássica. É onde funciona a prefeitura da capital. Não é aberta a visitação.

Palacio de la Moneda

End. Alameda. Somente os pátios podem ser visitados. O palácio em estilo neoclássico foi construído para servir de casa de cunhagem de moedas; daí o seu nome. A partir de 1846 passou a ser residência dos presidentes chilenos. Das 10h às 10h30 é realizada a troca da guarda presidencial, que atrai turistas. La Moneda ficou famoso por ter sido cenário de um espetáculo que chocou o mundo: durante o golpe de Estado de 1973, foi atacado por tanques do exército e pela aeronáutica a mando de Pinochet. No local funcionam um centro cultural, uma biblioteca, restaurantes, cafés e um centro de artesanato com peças dos diferentes cantos do país.

Ex-Congreso Nacional

End.  Plaza de Armas. Majestoso edifício neoclássico construído em 1876, foi sede do Congreso Nacional do Chile até 1973. Após o golpe de Estado de Pinochet, as atividades parlamentares foram encerradas. Não pode ser visitado por dentro.

Mercado Central

End.  San Pablo esq. c/ 21 de Mayo. Sua estrutura de ferro foi trazida da Inglaterra em 1868 e montada em Santiago. Muito animado e colorido, é também um dos melhores lugares da cidade para comer frutos do mar e pescado em qualquer de seus vários restaurantes.

Paseos Ahumada e Huérfanos

São áreas para pedestres, com lojas, restaurantes e bancos, onde estudantes e gente que trabalha na região ficam batendo papo ou namorando.

Posada del Corregidor

End.  Esmeralda, 749  Uma das construções mais antigas de Santiago. Foi erguida em adobe na segunda metade do século XVIII. Abriga um centro cultural que realiza exposições temporárias.

Museo Chileno de Arte Precolombino

End.Bandera, 361. O museu, bem interessante, aborda as diferentes culturas pré-colombianas em vários países da América Latina (uma oportunidade única de compará-las). Exibe coleções de cerâmicas, armas, têxteis, múmias, máscaras etc.

Casa Colorada

End.  Mercedes, 860. Sua construção, que data de 1769, tem especial importância histórica. A Casa Colorada hospedou San Martin, Lord Cochrane e Bernardo O’Higgins. Nela funciona o Museu de Santiago, sobre a história da capital chilena durante o período colonial.

Palacio Cousiño

End.  Dieciocho, 438. Belíssimo palacete construído entre 1870 e 1878, pertencente à família Cousiño. Posteriormente o imóvel foi vendido à prefeitura de Santiago e utilizado para abrigar ilustres mandatários estrangeiros, como o presidente da França, Charles De Gaulle, e o rei Balduíno, da Bélgica. Em 1977 foi transformado em museu. Na aristocrática Calle Dieciocho há outras mansões elegantes da mesma época ou de períodos mais recentes. Palacio Cousiño

Iglesia de San Francisco

End. Londres, 4. O conjunto inclui o convento de San Francisco. O imóvel de fachada avermelhada é o mais antigo de Santiago. Foi construído a partir de 1586 e, com exceção do campanário, por milagre, talvez com uma mãozinha de São Francisco, resistiu aos violentos terremotos que abalaram a capital chilena. Sua torre data de 1857.

Teatro Municipal

End.  Agustinas esq. c/ San Antonio. O edifício de estilo neoclássico, com seu interior inspirado no Opéra de Paris, foi construído em 1857. De fato, fazia falta na provinciana Santiago da segunda metade do século XIX um local adequado para as apresentações de companhias de teatro, música clássica e ópera.

Museo Nacional de Bellas Artes

End. Parque Florestal. Aproveite a visita ao museu para dar uma volta pelo belo parque florestal sombreado por árvores centenárias. O museu, um dos mais importantes da América Latina, tem em seu acervo obras de artistas chilenos. A visita vale também por sua arquitetura estilo art nouveau, com seu teto de ferro e vidro.
Museo Nacional de Bellas Artes

Museo de Artes Contemporaneas

End. Parque Florestal, no Palácio de Bellas Artes, mas com entrada independente. Reúne obras do final do século XIX até os dias atuais. O acervo compreende esculturas, quadros e fotografias de artistas de vários países. Museo de Artes Contemporaneas

Museo de Artes Visuales e Museo Arqueologico de Santiago

End. José Victorino Lastarría. Entrada franca aos domingos. São dois museus no mesmo local. O de Artes Visuais reúne um grande número de esculturas e quadros de artistas chilenos. No andar de cima funciona o Museo Arqueologico, com um acervo de peças pré-colombianas: armas, tecidos, cerâmicas e outros objetos. Uma curiosidade é a múmia atacamenha dos índios chinchorros. Museo de Artes Visuais. Quando da redação desta edição o Museo Arqueologico estava em reforma

Museo Ferroviario

Agrada às crianças e principalmente aos fanáticos por trens. Seu acervo abrange 3 vagões e 16 locomotivas a vapor, de diferentes épocas, a mais antiga de 1893. Um dos vagões é o carro presidencial, da década de 1920. Museo Ferroviario

Museo de Solidariedad Salvador Allende

Instalado em uma magnífica casa tombada como Monumento Nacional, esse museu foi fundado em 1971 por iniciativa de intelectuais de vários países, ligados ao Comité Internacional de Solidaridad Artística con Chile, presidido pelo brasileiro Mário Pedrosa, que, perseguido pela ditadura brasileira se exilara, como tantos outros compatriotas, no país andino. Seu acervo é formado apenas por peças de arte doadas por artistas de vários países. Quando houve o golpe as peças de arte foram escondidas nos porões do Museo de Arte Contemporaneo. Os administradores do museu, exilados em Paris continuaram a receber doações, até que, com o final da ditadura, a instituição pôde ser finalmente reaberta e suas obras expostas à visitação pública. Boa parte delas tem cunho social (por isso mesmo a ditadura as escondeu). Museo de Solidariedad Salvador Allende

Informações práticas

Como ir a Santiago

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotéis em Santiago: reserva pelo Booking.com

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos

Escolha e reserve seu hotel em Santiago do Chile: seleção por categorias