Ceará
Ceará - Foto Sheila Tostes CCBY
Ceará – Foto Sheila Tostes CCBY

Ceará: um estado a ser descoberto

Habitado por um povo alegre e hospitaleiro por natureza, o Ceará tem um sem-número de praias de mar turquesa e areias douradas. Tanto Fortaleza, a capital, quanto paraísos tropicais como Canoa Quebrada e Jericoacora, descobertos na década de 1960 pelo público alternativo, atraem hoje turistas brasileiros e de diversos países do mundo.

Também pelo interior do estado, há diversos pontos de interesse turístico, como a Chapada do Araripe, famosa pelos sítios arqueológicos, e a cidade de Juazeiro do Norte, que atrai milhares de peregrinos em visitação à terra do Padre Cícero.

Mapa do Estado do Ceará

Como ir

Avião

O aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza, possui ligações aéreas com a maioria das principais cidades brasileiras. Não há linha executivas do aeroporto para a cidade de Fortaleza, mas  há linhas regulares de ônibus para o centro e para a estação rodoviária.

Veja passagens aéreas e pacotes

Ônibus

A cidade também é ligada a outras cidades do país por linhas regulares de ônibus. Rodoviária:  Av. Borges de Melo, 1630 – Bairro de Fátima.

Onde se hospedar

Alguns bairros bons para se hospedar são Benfica, próximo  do centro, o Bairro de Fátima; Meirelles, na praia e próximo do centro; Aldeota, também perto do centro; Água Fria, ou o Bairro São Gerardo, na zona oeste, perto do centro.

Escolha e reserve seu hotel em Fortaleza

Escolha e reserve seu hotel em Canoa Quebrada

Escolha e reserve seu hotel de Jericoacoara

A melhor época

O Ceará pode ser visitado em qualquer época do ano. A temperatura do mar fica entre 25 e 28 graus. O estado oferece uma infraestrutura turística para atender desde os turistas mais exigentes até aqueles que procuram opções econômicas.

O Ceará é rodeado pelo mar ao norte e a nordeste. Assim, apesar de seu clima quente, é um estado ventilado. Sua capital, Fortaleza, beneficia-se o ano todo de uma agradável brisa marinha. Fortaleza com aproximadamente 5,5 milhões de habitantes é a maior e mais moderna cidade do estado. Suas praias, onde são comuns as jangadas de pescadores, atraem muitos turistas.

Vídeo sobre o Estado do Ceará

Atrações turísticas

As principais atrações turísticas no estado do Ceará são suas praias,  paradisíacas. Para quem cultiva interesses arqueológicos, vale um passeio à Chapada do Araripe, na região do Cariri, no extremo sul do estado.

Também na região do Cariri, está a religiosa Juazeiro do Norte, que cultua a devoção a Padre Cícero Romão Batista.

Chapada do Araripe

Com seus 160 km de comprimento e 50 km de largura, e mais de 150 milhões de anos de formação, na época da pangeia, em que África e América do Sul começaram a se separar, a Chapada do Araripe apresenta grande riqueza geológica, onde já foram encontrados fósseis de até 150 milhões de anos.

Juazeiro do Norte

Cidade em que Padre Cícero teria proferido um milagre – nunca reconhecido pela igreja católica – que o tornaria santo perante os habitantes da cidade e que atrai, até hoje, fiéis de todos os cantos.

Jericoacoara

Distante 300 km de Fortaleza, tornou-se um dos maiores polos turísticos, que atraem visitantes de todo o mundo. Suas belíssimas praias, formadas por dunas, lagoas de água doce, manguezais, fazem a festa de quem não abre mão de passeios de bugue, carros 4×4 ou até mesmo cavalos. Saiba mais.

Canoa Quebrada

Fica em Aracati, distante cerca de 140 km de Fortaleza, e suas lindas falésias mudam de cor conforme a hora do dia e têm como fundo as dunas. Saiba mais.

Praia das Fontes

Fica em Beberibe, a 80 km de Fortaleza. Suas águas são tranquilas, preferidas por famílias e pessoas acompanhadas por crianças. Possui falésias e bicas de água doce.

Praia do Morro Branco

Bastante movimentada, fica a apenas 4 km de Beberibe e está entre as melhores do estado.  As conhecidas garrafinhas preenchidas com areias coloridas e desenhos são um bom suvenir de Ouro Branco.

Praia Barra do Cauipe

Acessível pelo porto de Cecém, fica em Beberibe. É acessível de carro, mas as pessoas a visitam pra passear de bugue.

Praia da Lagoinha

Está situada em Paraipaba e é acessível pela CE-85 até o km 85. É famosa por suas frutas regionais vendidas nas barraquinhas após a ponte do Rio Tiro.  Depois de passar pela ponte do Tio Curu, verá barracas de frutas regionais que agradam a qualquer paladar.

Praia de Flecheiras

Fica a 12 km do centro da cidade Trairi; é uma das preferidas pelos kitesurfistas.

Praia de Icaraí de Amontoada

É também conhecida como Icaraizinho. Sua vila de pescadores virou atração turística. Possui durante a maré baixa agradáveis piscinas naturais.