A Capoeira
Capoeira
Capoeira

A capoeira, misto de jogo, esporte, arte marcial e dança

A capoeira é uma manifestação cultural de grande importância praticada em todo o Brasil. Existem renomados “mestres de capoeira” no Rio de Janeiro, em Pernambuco, em São Paulo e, principalmente, na Bahia.
Ninguém sabe ao certo como a capoeira foi criada. Alguns afirmam que foi trazida de Angola. Outros, que foi inventada no Brasil.

A roda da capoeira

Participam jogadores e músicos posicionados em círculo, formando a “roda de capoeira”. Os jogadores se lançam em pares ao centro deste círculo e se movimentam com rapidez ou lentidão de acordo com o ritmo da música, tocada com atabaques, berimbaus, pandeiro, ganzá (espécie de chocalho) e agogô. Os cantos que acompanham a música são chamados “ladainhas” ou “cantos corridos”.
Os pares de jogadores vão se alternando. Aqueles que aguardam sua vez de entrar permanecem sentados e seguem o ritmo com palmas.

Os movimentos de ataque e defesa

A capoeira é jogada com movimentos de ataque e defesa feitos com os pés: rasteira, rabo-de-arraia, meia-lua, chapa-de-ré, tesoura. Seu nome vem do fato de ter sido usada como defesa pelos escravos fugidos, nas capoeiras. Nos tempos da escravidão, a capoeira chegou a ser proibida, pois promovia, nas senzalas, a indesejável integração de cativos de diferentes nações africanas.

A capoeira subversiva

Após a abolição da escravatura, a capoeira foi considerada subversiva; dizia-se ser coisa de desordeiros. Mas como acontece às vezes no Brasil, inicialmente a proibição não vingou. A verdadeira repressão ocorreu quando começou a ser usada para a prática de roubos e para promover badernas, principalmente durante eleições, quando capoeiristas eram contratados por políticos para criar confusão enquanto eles alteravam os resultados das urnas.

A capoeira de Angola e a Regional

Existem dois estilos de capoeira: a Angola e a Regional. A Regional foi a primeira a ser reconhecida como esporte. Em 1932, quando ainda era proibida, o baiano Manuel dos Reis Machado, Mestre Bimba, abriu uma academia para ensinar a capoeira de maneira metódica. Para conseguir o alvará de funcionamento, fez uma apresentação especial para Getúlio Vargas e argumentou ser esse um esporte genuinamente brasileiro. Conseguiu a licença sob condição de ensinar somente pessoas com carteira de trabalho assinada. O estilo de capoeira Regional difere do estilo Angola nas regras e nos cantos. É também mais agitada e tem cerca de 120 movimentos diferentes.
Depois da regulamentação da capoeira como esporte, outro baiano, Mestre Pastinha, discordou do ensino de capoeira no estilo de Mestre Bimba. Achava que o jogo teria que preservar características tradicionais, à maneira da luta trazida de Angola, como era praticada nos campos e nas senzalas, de modo lento, com menos movimentos e mais ginga e ritmo.

Um esporte aberto a todos

Hoje a capoeira pode ser praticada por qualquer pessoa – homem ou mulher, idoso ou criança, com carteira assinada ou não… Como esporte, é completa, pois trabalha a mente e o corpo como um todo, traz equilíbrio, elasticidade e melhora os reflexos. Como arte marcial, pode ser usada para defesa pessoal. Na Bahia, as rodas de capoeira estão por toda parte. Em Salvador, o Forte de Santo Antonio Além do Carmo concentra associações e escolas que buscam preservar esta manifestação cultural que tão bem retrata o espírito esportivo e musical dos baianos. Ali é possível ver uma autêntica roda de capoeira de discípulos do Mestre João Pequeno de Pastinha.
Finalmente, a capoeira ajuda a dar um fim naquele pneuzinho indesejável!

Informações práticas

Como ir para Salvador

Compare preços de passagens aéreas e reserve seu voo para Salvador

Onde se hospedar em Salvador

Veja passagens aéreas e pacotes

Informações práticas

Hotéis em Salvador

Salvador possui hotéis e pousadas para todos os bolsos e para todos os gostos. Veja na listagem a localização e  o conforto oferecido por cada estabelecimento, com comentários.

Escolha e reserve seu hotel em Salvador

Como ir à Bahia

Veja passagens aéreas e pacotes