Campânia

Giardini di Augusto, Capri, Campânia, Itália

Sobre a Campânia

A Campânia, cuja capital, Nápoles, é a maior cidade do sul da Itália, tem clima agradável e um litoral extenso e belíssimo. Inicialmente ocupada pelos gregos, que ali estabeleceram diversas colônias, foi logo incorporada ao poderoso Império Romano e posteriormente caiu sob o domínio de normandos, espanhóis e franceses até a unificação da Itália. Hoje, a Campânia é uma das regiões mais populosas do país. Alguns dos destinos turísticos mais importante da Itália ficam na Campania: Napoles • Capri • Ischia • Procida • PompeiaHerculano e o Vesúvio • Sorrento • Positano • Costa AmalfitanaAmalfiRavello • Salerno • Pesto • Caserta • Pozzuoli

Mapa da Campania


Com todas essas diferentes influências e paisagens de tirar o fôlego, a Campânia é interessantíssima para o viajante. A baía de Nápoles é realmente linda – comparável à baía de Guanabara –, e seu litoral oferece passeios inesquecíveis, como as ilhas de Capri, Ischia e Procida, e as cidadezinhas de Sorrento, Positano, Amalfi e Ravello, na famosa Costa Amalfitana. A inigualável Pompeia, cidade romana soterrada por uma erupção do vulcão Vesúvio, é o mais importante sítio arqueológico da Europa, mas a Campânia tem outros de grande relevância, como Herculano, também da era romana, Pesto e Pozzuoli, ambos do período grego.

Todos esses lugares são tão atraentes que muita gente deixa de conhecer Nápoles, o que pode ser um grande erro, uma vez que a cidade tem não só um museu arqueológico que é dos mais ricos do mundo, mas também castelos, palácios, charmosos recantos à beira-mar e um centro histórico cheio de joias do período barroco. Perto da capital, a Campânia tem até mesmo um imenso palácio real construído especialmente para concorrer com a Versalhes dos Luíses franceses: é Caserta, lembrança eterna dos tempos de glória em que Nápoles foi capital do Reino das Duas Sicílias e morada de grandes nomes da arte, da ciência e da história ocidentais.

Vídeo: a região de Campania

Como ir

Há voos de Roma, Milão, e outras cidades italianas direto para Nápoles, a capital da Campânia. Existem também boas ligações ferroviárias e rodoviárias com todo o país.

Compare preços de passagens aéreas e faça sua reserva

Hospedagem

Escolha e reserve seu hotel em Nápoles, Positano, Sorrento e outras cidades da Campânia

Escolha e reserve seu hotel em outras regiões italianas

Melhor época

Evite o auge do verão, sobretudo o mês de agosto. O frio no inverno é suportável. Mas a melhor época para sua viagem pela Campânia é a primavera e o outono.

Como conhecer a Campania: transportes

Os pontos de interesse turístico da Campânia ficam a distâncias relativamente curtas de Nápoles. É muito fácil se deslocar entre eles.

Trem

A principal linha de trem é a que sai de Roma e passa por Nápoles, seguindo depois para Salerno e outras cidades do sul da Itália. A principal estação de Nápoles é a Centrale, na Piazza Garibaldi. Existem ainda linhas regionais, como a que leva a Caserta e a Circumvesuviana (estação no subsolo da Centrale), com trens para Pompeia, Herculano e Sorrento.

Carro

Se optar pelo carro, é bom lembrar que embora existam ótimas autoestradas, os roteiros mais pitorescos na Campânia são aqueles que percorrem a Costa Amalfitana por vias estreitas e perigosas. Muito cuidado. Existe a opção mais cara, confortável e segura de alugar um carro com um motorista experiente. As melhores agências de viagens podem providenciar isso para você.

Barco

Todas as cidades turísticas litorâneas e as ilhas da região são servidas por linhas regulares de barcos de diferentes tamanhos e graus de conforto. Com exceção dos velozes aliscafos, que são fechados, os barcos proporcionam uma vista privilegiada da costa e das ilhas e são uma delícia nos dias de bom tempo, quando você pode aproveitar para tirar fotos e sentir a brisa do Mar Tirreno. Os barcos possuem toaletes e muitos deles têm lanchonetes onde você pode comprar sanduíches e bebidas. Nos barcos menores, o balanço do mar pode incomodar um pouco.

Ônibus

Onde o trem e o barco não chegam (como a pequena cidade de Ravello), há a opção do ônibus. Toda a Campânia tem linhas regulares de ônibus entre as cidades. A principal companhia é a UNICO CAMPANIA (em Nápoles: 081/5513109 | 081/5514414)

Conheça mais sobre a Itália

Itália (Introdução)  Centro da Itália  Norte da Itália  Sul da Itália

Matérias especiais

A origem dos sobrenomes italianos | Quem inventou a pizza?
A sociedade na época do Império Romano | Para entender a Itália
Os italianos | Guiar na Itália: vivendo e aprendendo | Os papas
Arte erótica do Gabinetto Segreto do museu arqueologico de Nápoles

A Itália em imagens

Maquina fotograficaÁlbum fotográfico com dezenas de fotos da Itália separadas em slide-shows  sobre a as regiões mais interessantes do país.

 

Centro da Itália em Imagens

Sul da Itália em imagens

Norte da Itália em imagens