Búzios
Búzios - FotoPorto Bay Hotels & Resorts CCBY
Búzios – FotoPorto Bay Hotels & Resorts CCBY

Búzios

A pequena península de Armação dos Búzios, localizada na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, antes pertencente à cidade vizinha de Cabo Frio e emancipada como município na década de 1990, era, até meados da década de 1960, um povoado que abrigava algumas residências de veraneio da alta sociedade carioca.

Em 1964 a atriz francesa Brigitte Bardot a escolheu para passar suas férias de verão e, posteriormente, foi a vez de Mick Jagger, dos Rolling Stones. A presença deles chamou atenção mundial e, em pouco tempo, o charmoso vilarejo passou a ser um dos balneários mais badalados do mundo, conhecido como a “Saint-Tropez brasileira”.

As mais de 20 praias de Búzios agradam em cheio a quem gosta de esportes como mergulho, vela, passeios de barco, pesca e ecoturismo em geral. Claro que o visual paradisíaco de águas claras e imenso verde também ajuda muito!

Búzios é um lugar romântico, mágico nas noites de lua cheia. Alguns casais o escolhem para passar sua lua-de-mel.

Mapa de Búzios

Como ir a Búzios

O acesso a Búzios pode ser feito de avião, de carro, de ônibus ou até mesmo pelo mar, com lanchas e veleiros.

De avião

O Aeroporto Internacional de Cabo Frio fica distante 30 km de Búzios e recebe voos de Campinas (SP), Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ). De lá, o visitante pode ir de táxi, alugar um carro ou utilizar traslados ou transfers oferecidos por hotéis ou pousadas.

Veja passagens aéreas e pacotes para Cabo Frio.

De carro

Saindo do Rio de Janeiro, pela BR 101, depois de passar pela ponte Rio-Niterói seguir pela até Rio Bonito e pegar a Via dos Lagos (BR 124) até São Pedro da Aldeia. Lá já haverá placas para Búzios, que é próximo.

De ônibus

A Viação 1001 dispõe de ônibus que saem dos principais terminais rodoviários do Brasil. Pelo site, você pode consultar linhas, horários, preços e comprar passagens. Nos feriados prolongados e nas férias, principalmente no verão, procure comprar sua passagem com antecedência.

Hotéis em Búzios

As opções de hospedagem são muitas e atendem a todos os tipos de público e bolso. A rede hoteleira da cidade está espalhada por várias de suas praias, exceto as de acesso mais difícil.

Escolha e reserve seu hotel em Búzios

Melhor época para ir a Búzios

O balneário pode ser visitado o ano todo. No verão a procura é maior para aproveitar as praias, de águas normalmente frias. No inverno, eventos culturais e gastronômicos agitam a cidade.

Atrações turísticas em Búzios: as principais praias

Esportes náuticos, agito, badalação, paquera, praias para todos os públicos e eventos diversos fazem de Búzios um dos lugares mais procurados pelos turistas na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Praias de Geribá e Brava

Points dos surfistas. Água gelada e mar bravo.

Praia da Ferradurinha

Pequena, de mar frio e calmo, em formato de ferradura, como diz seu nome. Acesso a pé em poucos a minutos a partir da praia de Geribá.

Praia da Ferradura

Versão ampliada da praia da Ferradurinha, com águas igualmente frias e calmas.

Praia do Forno

Procurada para mergulho.

Praias do Canto e da Armação

Repletas de restaurantes e bares, são praias centrais, na Rua das Pedras e na Orla Bardot, com calçadão, embarcadouro dos barcos e escunas de turismo e uma conhecida escultura em bronze de Brigitte Bardot.

Praia Olho de Boi

Quase deserta, perfeita para quem procura por um ambiente mais liberal. Costuma ser frequentada por naturistas. O acesso exige disposição, porque é preciso andar um bom trecho a pé subindo e descendo depois de estacionar o carro.

Praia João Fernandes

 Tem boa infraestrutura de bares e restaurantes e é boa para mergulho com snorkel, mas o agito pode incomodar quem busca sossego.

Praias Azeda e Azedinha

Pequenas, lindas e concorridas; chegue cedo! Acesso a pé ou de barco-táxi.

Praia dos Ossos

Belíssima, é onde fica o Yate Clube de Búzios.

Praias do Canto e das Tartarugas

Por estarem na parte norte da península, recebem águas mais quentes. São bastante procuradas.

Praia de Manguinhos

Bastante frequentada por praticantes de esportes aquáticos, sobretudo vela e kitesurf. Nela fica o Porto da Barra, um mini centro de gastronomia e compras.