Bragança
Castelo de Bragança, Portugal
Bragança, Portugal

Sobre Bragança

Bragança é uma das cidades mais antigas de Portugal. A Casa de Bagança, que governou o império brasileiro tem sua origem nessa cidade.

Como ir para Bragança

 Ônibus

Há ônibus do Porto (tempo de viagem: 3h30).

Carro

Bragança fica a 214 km do Porto, sendo pouco mais da metade do trajeto por autoestrada, e a 497 km de Lisboa.

Mapa de Bragança

Capital da região de Trás-os-Montes, Bragança foi sede da dinastia que governou o país por três séculos. Teve sua origem na cidadela construída em 1130, que existe até hoje e conserva o castelo real. A cidade atual desenvolveu-se fora das muralhas, expandindo-se até as margens do rio Fervença.

Hotéis em Braçança

Escolha e reserve seu hotel em Bragança

Atrações em Bragança

Cidadela

É a principal atração da cidade. Suas muralhas formam um recinto irregular com algumas dezenas de construções medievais. Do lado esquerdo de quem entra pela porta de Santo António fica o castelo onde funciona um museu militar. Ao lado do castelo você verá a Igreja de Santa Maria com um lindo portal. Também vale a pena conhecer o Domus Municipalis, onde se reuniam no passado as autoridades bragantinas. Nele há uma cisterna que garantia o abastecimento de água se a cidadela fosse cercada.

Museu Abade de Baçal

End.  R. Abílio Beça, 20. Funciona no Palácio Episcopal. Exibe coleções de peças arqueológicas, arte sacra, vestuário e até instrumentos de tortura utilizados durante a Inquisição.

Bairro Judaico

End. A “Judiaria” de Bragança fica fora da cidadela e conserva um casario antigo tradicional.

Arredores de Bragança

Chaves

End. A 96 km a oeste de Bragança. 18.000 hab. Há ônibus de Bragança. A cidade da época romana, famosa por suas águas minerais, possui um centro histórico onde existiu um castelo. Dele sobrou apenas uma torre dentro da qual funciona um pequeno museu militar. A cidade é simpática, mas seu interesse turístico é relativo. Em todo caso, vale e pena dar uma parada se você estiver indo ou voltando de Bragança.

Parque de Montesinho

End. Ao norte de Bragança. É uma área montanhosa com belas paisagens, ocupada por alguns raros vilarejos, junto da fronteira espanhola. A região abriga uma fauna ameaçada de extinção, como o lobo ibérico. Para visitar o parque você precisa estar motorizado. Não há muitos lugares onde comer ou abastecer.

Informações práticas sobre a Região Porto e Norte

Como ir à Cidade do Porto

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotel na Região Porto e Norte

Hotel na cidade do Porto

Portugal em imagens

Maquina fotograficaÁlbum fotográfico com dezenas de fotos de Portugal separadas em slide-shows  sobre a as regiões mais interessantes do país.