Bairros de Paris

Bairros de Paris: informações e dicas

Mapa de Paris

Quartier Latin e Saint-Germain-des-Prés

Foi nesses dois bairros às margens do rio Sena, na Rive Gauche, ao lado da Île de la Cité que, no século I, os romanos se estabeleceram e construíram, segundo seu plano urbanístico padrão, casas, anfiteatros, fórum e termas. Os dois bairros vizinhos têm famosa tradição boêmia e intelectual.

Marais

O Marais era uma região insalubre de pântanos (em francês, marais) na Rive Droite, próximo às duas ilhas do Sena.A partir do século XII, seus terrenos foram drenados e passaram a ser cultivados. Um pouco a oeste do Marais fica Bastille. O nome Bastille vem da famosa prisão da Bastilha, construída na segunda metade do século XIV, onde eram trancados os opositores do regime e os desafetos dos reis da França

Les Halles-Châtelet

O bairro foi uma das primeiras regiões ocupadas pelos habitantes de Paris na margem direita do Sena, perto da Île de la Cité. Châtelet é como se chamava a antiga fortaleza medieval que protegia a entrada da cidade e também fazia as vezes de prisão, da qual nada restou.

Champs-Élysées

Os Champs-Élysées, um bairro relativamente novo, tem regiões residenciais bem elegantes, mas é predominantemente comercial e turístico. Os Champs-Élysées, um bairro relativamente novo, tem regiões residenciais bem elegantes, mas é predominantemente comercial e turístico.

Invalides

No 7ème, o mais fino arrondissement da Rive Gauche, o bairro dos Invalides é marcado pela grande quantidade de prédios públicos, principalmente ministérios. Palacetes do século XVIII e uma população abastada reforçam seu clima de sobriedade e elegância.

Trocadéro

Neste bairro residencial novo e chique do oeste parisiense, todo haussmanniano, estão alguns dos mais importantes museus e monumentos da cidade, dentre os quais a mais famosa torre do mundo, símbolo da capital francesa: a Torre Eiffel (Pronuncia-se “eifél”).

Opéra e Madeleine

Os bairros de vocação comercial, que tem no extremo oeste a famosa Opéra Garnier, deve seu nome aos “grandes boulevares”, na verdade uma única avenida que começa na Place de la Madeleine e vai até a Place de la République.

Île St-Louis e Île de la Cité

Île de la Cité é o coração de Paris, onde a cidade nasceu a partir de um povoado celta. Linda e impregnada de História, foi durante séculos sede do poder na França. Por isso, lá estão concentrados, em uma área relativamente pequena, edifícios públicos de grande importância histórica e a famosíssima catedral de Paris: a Notre-Dame. A atual Île St-Louis, hoje vizinha à Île de la Cité, não existia até o comecinho do século XVII. Em seu lugar, havia duas ilhotas: a Île Notre-Dame e a Île aux Vaches (“Ilha das Vacas”), que não passava de um pasto. A união de ambas em uma única ilha formou a Île St-Louis, ligada ao Marais pela Pont Marie.

Montmartre

Montmartre é o único bairro parisiense localizado no topo de um monte. Da Butte Montmartre pode-se desfrutar uma vista panorâmica de Paris: a cidade está literalmente aos seus pés. O nome Montmartre possivelmente é uma corruptela de “Mont des Martyrs” (“Monte dos Mártires”), pois diz a lenda que St-Denis e outros mártires teriam sido decapitados ali por volta do ano 250.

Informações práticas sobre Paris

Como ir a Paris

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde dormir em Paris

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos

Escolha e reserve seu hotel em Paris

Dicas

Hotéis baratos – As vezes você encontra hotéis de uma estrela ou os chamados “hotéis de turismo” em Paris com preços interessantes. Vale a pena dar uma olhada. Veja hotel em Paris.

Informação sobre os guias da série GTB (Guia do Turista Brasileiro)

PARIS CAPA 1 BAIXA PEQUENO

Os guias GTB impressos não estão mais à venda…
Enquanto isso, confira todo o conteúdo completo e atualizado do guia impresso, substituído pelo  Guia GTB ON Line Paris, gratuito, e com dezenas de fotos. Basta ter sinal de internet no local onde você estiver.

 

Links afins