Atrações turísticas em Chiloé

Chiloé, Chile - Foto Roberto Herrera Pellizzari CCBY SA

As atrações em Chiloé

Mapa de Chiloé

Em Ancud

Com cerca de 25 mil habitantes, é a principal cidade da Isla de Chiloé. Sua posição estratégica na entrada do arquipélago fez com que os espanhóis, que fundaram a cidade em 1768, erguessem muralhas e fortins defensivos, cujas ruínas são ainda visíveis. As mais importantes são as do Forte San Antonio, que pode ser visitado.

Museo Regional de Ancud

End.   Libertad, 370 Abre diariamente das 9h às 20h. O acervo retrata a história da ilha, artefatos empregados pelos mapuches e pelos primeiros colonizadores espanhóis, antigas máquinas usadas por colonos alemães no século XIX e curiosas esculturas de madeira sobre a mitologia chilote. Do lado externo há uma réplica da escuna utilizada pelos chilenos na exploração do Estreito de Magalhães.

Parque Mitologico y Ecológico

End.   A aproximadamente 20 km de Ancud, no caminho de Chacao. De interesse relativo. Mostra alguns dos personagens da mitologia chilote, como demônios e seres sobrenaturais do folclore local, que superam em criatividade nosso Saci Pererê ou nossa Iemanjá. As reproduções não têm nada de assustadoras e provavelmente fariam uma criança de sete anos cair na risada.

Pinguinera de Los Ilotes de Puñihuil

End.   A 27 km a sudoeste de Ancud, no caminho de Chacao. Essa pinguinera, não muito grande, não desperta tanto a atenção pela quantidade de aves, mas pelo fato de abrigar duas espécies diferentes de pinguins, os de Humboldt e os de Magalhães. Infelizmente não é possível se aproximar das aves, que só podem ser observadas de longe ou de barco.

Vídeo sobre Chiloé

Em Castro

Tem 22 mil habitantes. É a capital e segunda maior cidade da ilha. Foi fundada em 1567. Chamam a atenção em Castro suas casinhas coloridas sobre palafitas, declaradas patrimônio nacional. É uma pena que muitas delas tenham sido destruídas pelo terremoto de 1960.

Iglesia de San Francisco

End.  Plaza de Armas. Muito maior do que as demais igrejas da ilha, esta, de fachada neogótica, foi toda construída em madeira de alerce e montada peça por peça por artesãos locais. Uma verdadeira obra-prima. Seu interior de madeira avermelhada é diferente das igrejas que estamos acostumados a ver.

Museo Regional de Castro

Obras de artistas contemporâneos, muitos deles chilotes. Uma oportunidade para conhecer um pouco da cultura local, diversa daquela do continente. Mirador de la Virgen Não longe do centro, oferece uma vista panorâmica de Castro. Fácil acesso a pé.

Mirador Ten-Ten

Fica do outro lado da laguna, a uns 5 km de Castro. É uma boa caminhada. O ideal é estar motorizado. Oferece vistas ainda mais espetaculares que o Mirador de la Virgen.

Dalcahue

A 25 km de Castro. A cidade é conhecida por seu artesanato em madeira. Às quintas-feiras e aos domingos há uma feira de artesanato. Vale a pena dar uma olhada na igreja neogótica de 1903 e no pequeno museu, que mostra a evolução da arte chilote.

Em Chonchi

Fundada em 1767, com o nome de San Carlos de Conchi, foi um importante porto exportador de madeiras. Hoje é conhecida como la ciudad de los 3 pisos (cidade de três andares), por ter sido construída em terraços nas encostas de frente para o mar.
Iglesia de San Carlos Erguida em 1883, com fachada de madeira, é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Museo de las Tradiciones Chonchinas

End.  Centenário, 116. Objetos, ferramentas e móveis mostram como era a vida dos colonos no começo do século.

Em Quellón

Essa cidade de 15 mil habitantes orgulha-se de ser o ponto mais meridional de uma das mais longas estradas do mundo, a Rodovia Panamericana, com mais de 20 mil km, que acompanha o Pacífico até a América do Norte.

Museo Inchin Cuivi Anti

End. Av. Juan Ladrilleros, 225. Representações mitológicas dos famosos personagens do folclore chilote.

Em Achao

Cidadezinha de 9 mil habitantes que conserva a mais antiga igreja jesuíta de Chiloé, construída em 1754, de estilo neoclássico inteiramente de madeira, com um engenhoso sistema de encaixe e pinos.

Dicas

Existem três opções para se visitar Chiloé:

Excursão

Tem as suas vantagens e desvantagens. Muitas são corridas, você não tem liberdade de ficar mais tempo em um lugar que tenha gostado, é obrigado a seguir o roteiro estabelecido pela agência etc.

Transportes públicos

Há ônibus entre as cidades da ilha, mas é preciso ter tempo pela frente, pois nem sempre terá a sorte de encontrar transporte na hora que deseja.

Carro

A opção a nosso ver a ideal: alugar um carro. Nesse caso você visita o que quer, escolhe onde comer, tem a liberdade de poder parar se desejar fotografar algo e outras vantagens. A ilha é cortada de norte a sul pela Rodovia Panamericana, toda asfaltada. Não tem muito como se perder. As estradinhas secundárias, de rípia, não são muito boas, mas não chegam a ser um problema. Ancud é a principal cidade e porta de entrada de Chiloé, mas Castro pode ser mais estratégica. Tudo depende de seu roteiro e do tempo que você dispõe.

Distâncias em km a partir de Ancud

Achao, 100 | Castro, 87 | Chacao, 32 | Dalcachue, 7 | Chonchi, 108 | Quellón, 178

Saiba mais sobre Chilóe: como ir

Curiosidades: os bichos-papões de Chiloé

Os curiosos personagens que povoam o folclore chilote parecem o resultado de uma fusão de antigas crenças medievais com lendas nativas, somada a muita criatividade. Cada uma dessas figuras mitológicas parece competir entre si em matéria de bizarrice.

O Basilisco  Parece o cruzamento de galináceo com serpente. Ele nasce de um ovo que teria sido chocado por um galo. À noite sai para se alimentar da saliva das pessoas, que vão se tornando cada vez mais fracas, até perecerem. Ninguém escapa.

El Coo Lembra uma coruja. É uma das formas assumidas por bruxos. Quando é avistado em uma casa, significa que um de seus moradores vai morrer.

O Cuchiovilu É um monstro de lugares pantanosos, com uma cara mista de porco com veado e corpo de serpente. Tente imaginar! É odiado pelos pescadores porque destrói as reservas de pesca.

El Trauco É uma espécide de hominídeo, com menos de meio metro de altura, que vive na florestas e tem sempre consigo um machado capaz de derrubar facilmente qualquer árvore. Apesar de muito feio, consegue seduzir qualquer virgem que encontra vagando pelos bosques.

La Fiura É a versão feminina do trauco e consegue seduzir qualquer homem.

La Pincoya é uma mulher de extraordinária beleza que executa uma espécie de bailado sobre as ondas. Diz a lenda que quando ela dança de frente para o mar a pescaria será farta. Quando é vista dançando voltada para a terra, os pescadores voltarão de redes vazias.

 Informações práticas

Como ir ao Chile

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotéis em Chiloé

Escolha e reserve seu hotel em Chiloé

Matérias especiais

História do Chile da Guerra Fria aos dias de hoje | Cinema chileno
Pablo Neruda |Salvador Allende e o 11 de Setembro chileno

Relatos de viagem

De Santiago a Chiloé de carro

O Chile em imagens

Maquina fotografica

 Álbum fotográfico com dezenas de fotos do Chile separadas em slide-shows  sobre a as regiões mais interessantes do país.
Ver imagens do Chile