Atrações em Valparaíso
Colina em Valparaíso, no Chile
Atrações em Valparaíso. Colina em Valparaíso, no Chile

Mapa de Valparaíso

Atrações Turísticas

Valparaiso divide a opinião dos visitantes. Alguns consideram Valparaiso uma cidade feiosa e até mesmo suja, principalmente nas cercanias do porto. Por outro lado, apesar do aspecto decadente de alguns de seus cerros (colinas), Valparaiso possui um lado poético. Suas casas coloridas espalhadas pelas colinas, onde se chega ou a pé, subindo escadarias e ladeiras ou por um de seus vários elevadores tem um encanto indescritível.

Plaza Sotomayor

Corresponde à Plaza de Armas de muitas cidades fundadas durante a colonização espanhola. Ela abriga diversos edifícios públicos que marcam ou marcaram a vida da cidade, como o Palácio da Justiça, a estação e a Academia naval, com imponente fachada em estilo neogótico. Observe no centro o monumento à guerra do Pacífico, um conflito no qual o Chile saiu vitorioso contra Peru e Bolívia.

Congreso Nacional

 Av. Pedro Montt. Quando obrigado a democratizar o regime, mal das pernas, Pinochet resolveu que o novo Congresso não seria mais em Santiago: funcionaria em Valparaiso. O prédio, que custou caríssimo, é imponente, e novo. Pode ser visitado por dentro, há visitas guiadas.

Museo de Historia Natural

Condel, 1546  Reúne coleções de arqueologia sobre culturas pré-colombianas, não apenas do Chile mas de outros países latino-americanos.

Museo Naval y Marítimo

Paseo 21 de Mayo, Cerro Artilleria. Abre de terça-feira a domingo, das 10h às 18h. Está instalado em um imóvel construído em 1893. O acervo inclui todo tipo de armas utilizadas na Guerra do Pacífico e reproduções de embarcações. Algumas delas são dedicadas ao conflito e aos heróis da marinha chilena, entre eles Arturo Prat, comandante do vaso de guerra Esmeralda, que morreu na batalha de Iquique, em 21 de maio de 1879, quando seu navio foi afundado pelos peruanos.

Museo Municipal de Bellas-Artes

 Paseo Yuguslavo, s/nº. Está instalado no Palácio Buburizza. Exibe obras de importantes artistas chilenos e europeus dos séculos XIX e XX.

Museo a Cielo Abierto

End. Cerro Bella Vista, acessível pelo elevador Espiritu Santo. Consiste de uma série de belos murais espalhados em paredes de ruas e ruelas do Cerro. A maior parte dessa pinturas é obra de alunos do curso de belas artes da Universidade Católica de Valparaiso.

La Sebastiana

End. Ferrari, 692, elevador Espiritu Santo.  A casa, uma das três residências de Neruda, foi comprada pelo poeta junto com dois amigos em 1959, com o imóvel ainda em obras. O projeto original foi bastante transformado. A residência abriga objetos pessoais do escritor, alguns bastante insólitos. Neruda era um colecionador inveterado. Viajou por inúmeros países e trouxe peças muito curiosas de cada lugar, muitas delas relacionadas à navegação e ao mar. Neruda era um apaixonado pela vida marinha. Por ocasião do golpe militar, sua residência foi atacada por elementos da extrema-direita. Ela só foi restaurada anos depois, em 1991, quando foi recuperada e transformada em museu. No último andar fica o escritório de trabalho do poeta com uma vista única de Valparaiso.

Isla Negra

Neruda possuía outra casa, a Isla Negra, sua preferida, a 100 km ao sul de Valparaiso. Na realidade não se trata de ilha alguma. Fica no litoral, na Playa de Isla Negra, em El Quiosco. É onde está enterrado o poeta. Há excursões para Isla Negra, mas você pode também ir por conta própria se estiver de carro ou tomar um ônibus. As visitas têm que ser agendas pelo telefone.  (35) 46-1284. Há ônibus da Pulmann Bus do Terminal de Valparaiso para San Antonio que param em Isla Negra.

Bar La Playa

End. Serrano, 567. Esse pub tradicionalíssimo foi fundado em 1934 e hoje virou um atração turística. É um local para se ir a noite beber algo na região do porto.

Passeios de barco

End.Partidas do Muelle Prat. A melhor vista que se tem de Valparaiso é de sua baía. Por isso mesmo há passeios de aproximadamente meia hora que nos permitem entender melhor a cidade e os cerros tomados por casinhas coloridas. Recomendamos.

Ascensores

São uma marca registrada de Valparaiso. Na verdade não são “elevadores” (a tradução literal da palavra ascensores), mas funiculares. O primeiro deles começou a operar em 1883. Hoje são não apenas uma oportunidade de poupar as pernas, mas uma atração da cidade.

Polanco

Instalado em 1915. Acesso pela Simpson (ao lado da Av. Argentina). Diferente dos demais, sobe verticalmente por dentro de um túnel e pode ser chamado de fato de elevador. Ao desembarcar você atravessa uma passarela para chegar ao Cerro Polanco.

Concepción

Foi o primeiro a ser construído. Seus carros são ainda de madeira. Parte da Calle Prat e chega ao Paseo Gervasoni, num dos cerros de maior interesse turístico. A vista do alto é linda.

Artilleria

Acesso pela Plaza Wheelwrigth, perto da Aduana. Conserva antigos carros de madeira e percorre um dos trajetos mais longos. No alto, no Café Mirador, tem-se vista panorâmica do porto.

Espiritu Santo

Acesso pela Calle Aldunate. Inaugurado em 1911 para ligar o centro ao Cerro Bellavista. Desembarque na calle Rudolph, perto do Museo a Cielo Abierto e à casa de Neruda, La Sebastiana.

El Peral

Foi construído em 1902. Sai da Plaza Sotomayor e vai até o Paseo Yuguslavo, no Cerro Alegre, onde fica o Museu de Bellas Artes.

Barón

Sai da Av. España, esq. c/ Argentina, e chega ao Cerro Barón. Do alto se pode ver a zona portuária. Inaugurado em 1906, foi o primeiro movido a energia elétrica.

Reina Victoria

 Construído em 1902. Sai da Calle Elias e chega à Calle Anibal Pinto, onde uma escadaria conduz ao Cerro Concepción.

Mariposas

– Seu percurso de 177 m é o mais longo percorrido pelos ascensores de Valparaiso. Inaugurado em 1904, leva até uma rua secundária no Cerro Mariposas.

Informações práticas

Como ir ao Chile

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde se hospedar no Chile: reserva pelo Booking.com

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos

Escolha e reserve seu hotel em Valparaíso

Escolha e reserve seu hotel em Viña del Mar (ao lado de Valparaíso)