Arredores de Nápoles
Lago Averno
Arredores de Nápoles, Lago Averno

Arredores de Nápoles, um passeio de carro entre história e mitos – de Nápoles a Cuma

Por Luciano Bellini

Este é um trajeto bonito e rico em história, mitologia e paisagens incomuns, nos arredores de Nápoles (Napoli).

Nápoles e arredores

Saindo de Nápoles pela Via Caracciolo (avenida beira-mar de Chiaia), siga pela Via Posillipo. Dessa estrada, cheia de antigas mansões, pode-se apreciar uma linda vista do mar. No Quadrivio del Capo, no Capo Posillipo, desfruta-se do famoso panorama de Nápoles, que já virou cartão postal, com o golfo, a cidade e, ao fundo, o Vesúvio. Quem tem pressa pode pegar à esquerda e ir apenas a Marechiaro, antigo vilarejo de pescadores que hoje tem ótimos restaurantes. Porém, o trajeto sugerido é, depois ir a Marechiaro, seguir para Nisida. Mais adiante chega-se a Solfatara, uma cratera vulcânica do alto da qual se tem outra magnífica vista do golfo.

Pozzuoli

Um pouco mais à frente está Pozzuoli, onde há sítios arqueológicos a serem visitados. Na saída de Pozzuoli está o Lago Averno. Pode-se seguir rumo ao sul, onde estão Baia e o Capo Miseno, ao lado do lago de mesmo nome, ou ir diretamente a Cuma, a noroeste do Lago Averno. Os que ainda estiverem curiosos (e dispostos!) poderão continuar ao norte até chegar ao Quadrivio di Patria, ao lado do Lago di Patria, onde está Liternum, mas a viagem acaba aí – as ruínas de Liternum não são abertas ao público. É também o porto onde desembarcou o apóstolo Paulo.

Nisida

Onde Brutus – filho adotivo e assassino de Júlio César – despediu-se da esposa Porzia.

Averno

Lago perto de Cuma.  Na Antiguidade, tinha águas tão sulfurosas – e tóxicas! – que envenenavam as aves que o sobrevoavam. Segundo Virgílio, era a entrada do reino dos mortos, onde Enéas foi procurar seu pai.

Lago Miseno

(ou lago Stige, como era chamado pelos gregos). Outro lago próximo, sobre o qual a barca de Caronte levava os mortos ao inferno, destino de todos, bons ou maus. A travessia era paga e, para tanto, colocava-se uma moeda na boca do defunto.

Capo Miseno

Desse ponto, segundo Homero, gigantes atiraram enormes pedras contra o navio de Ulisses, quando este voltava da guerra de Troia. (Para saber o final da história, leia a Odisseia.)

Baia

Um golfo tão bonito que Horácio, Crasso, César, Pompeu e Cícero construíram ali suas mansões. (Isso não é lenda!)

Cuma

Um dos lugares mais sagrados da antiga Itália, onde a Sibila, poderoso oráculo, previa o futuro com palavras misteriosas enviadas pelos deuses, que precisavam ser interpretadas (esta é a origem da palavra “sibilina”). Tais profecias eram tão importantes que foram reunidas em livros e citadas em textos hebraicos e cristãos. Acredita-se que, através dessa cidade, o alfabeto tenha sido introduzido na Itália. No Parque Arqueológico de Cuma estão o Antro (caverna) da Sibila e as ruínas de um imenso palácio que provavelmente pertenceu a imperadores romanos.

Liternum

Onde Cipião resolveu se fixar e “cultivar seu jardim” depois de derrotar Aníbal.

A Campânia arqueológica: mais dicas para conhecer

Quem se interessa pelo mundo greco-romano vai gostar também de conhecer na Campânia:
Torre Annunziata, Boscoreale e Stabia: Em todos esses lugares há vilas romanas interessantíssimas e em bom estado de conservação.
O anfiteatro de Santa Maria Capua Vetere, o maior do mundo depois do Coliseu.
O anfiteatro Flavio, o terceiro maior do mundo e o Tempio di Serapide, em Pozzuoli.
Benevento: Ali ficam o Arco de Trajano e as ruínas do Teatro de Adriano.
Antro da Sibila Perto de Pozzuoli, imensa caverna esculpida na rocha onde a pitonisa (oráculo) de Cuma dava seus conselhos e fazia suas profecias.

Informações práticas

Como ir a Nápoles

Avião

Não existem voos diretos do Brasil. Pegue uma conexão em Roma ou Milão.

Veja passagens aéreas e pacotes para Nápoles

Não existem voos diretos do Brasil. Pegue uma conexão em Roma ou Milão.

Onde se hospedar em Nápoles

Escolha e reserve seu hotel em Nápoles

Maquina fotografica

A Itália em imagens

Uma verdadeira viagem fotográfica por cada região da Itália, com dezenas de imagens separadas por destinos

Centro da Itália em Imagens

Sul da Itália em imagens

Norte da Itália em imagens