Arredores de Lagos
Arredores de Lagos, Algarve - Foto Naiara Pérez de Villarreal CCBY SA
Arredores de Lagos, Algarve, Portugal

 

Lagos, Portugal, as atrações nos arredores

Portimão

A 22 km a leste de Lagos. 43.000 hab. Existente desde a época dos romanos, é uma das maiores cidades do Algarve. Porém, do ponto de vista turístico, não tem nada de especial. O maior destaque é sua igreja de Nossa Senhora da Conceição, com portal gótico esculpido e os painéis de azulejo do século XVII no seu interior. A 5 km de Portimão fica Alvor, uma aldeia de pescadores já um tanto invadida pelo turismo e por hotéis modernos. A 3 km da cidade fica a praia da Rocha, muito bonita com suas falésias coloridas, e o forte de Santa Catarina, construído na década de 1620.

Silves

A 18 km a nordeste de Portimão e a 39 km a nordeste de Lagos. 10 mil hab. A estação de trem fica fora do centro. Não há estação rodoviária. Os ônibus param em frente ao Posto de Turismo, o que não deixa de ser prático, pois você pode solicitar folhetos e mapas. A cidade foi durante muitos séculos a capital moura do Algarve. Infelizmente, quando os cristãos tomaram-na durante a Reconquista, destruíram as inúmeras e belas mesquitas, de modo que praticamente nada restou da arquitetura mourisca original. A principal atração da cidade é seu castelo. Do alto de suas muralhas tem-se uma excelente vista da cidade e arredores.

Mapa de Lagos e região

Sagres

A 32 km a oeste de Lagos. 3 mil hab. Os ônibus param perto do Posto de Turismo. Não há rodoviária. Foi em Sagres que Dom Henrique, o Navegador, construiu sua Fortaleza e sua escola de navegação e desenvolveu pesquisas náuticas que incentivaram as grandes navegações que tiveram como resultado, dentre outros, a descoberta do Brasil. Ao largo da fortaleza existe ainda uma enorme rosa dos ventos. Nos arredores há muitas praias procuradas por jovens europeus para a prática de esportes náuticos, a maior parte acessível apenas a quem está motorizado. Ao lado de Sagres fica o Cabo de São Vicente com penhascos de dezenas de metros de altura, de frente para o oceano. Seu farol é o maior da Europa.

Aljezur

A 32 km a noroeste de Lagos. 5.900 hab. Ônibus e trens a partir de Lagos. O nome da cidade já denuncia a influência moura. Porém, daquele período sobraram apenas as ruínas de um castelo do século X, no alto de uma colina. Sua situação dominantes sobre os vales vizinhos permite aos visitantes um panorama de excepcional beleza dos arredores. Só isso já justifica a visita. A vista dos arredores justifica a visita.

Monchique

A 46 km ao norte de Lagos e a 20 km ao norte de Portimão. 6.000 hab. Ônibus a partir de Portimão. Monchique fica na serra do mesmo nome, a 458 m de altitude, acessível por uma agradável estradinha de montanha. A principal atração é sua igreja manuelina. Quem quiser exercitar as pernas pode subir até as ruínas do Convento de Nossa Senhora do Desterro, do século XVII, de onde se tem uma vista esplêndida dos vales próximos.

Portugal em imagens

Maquina fotograficaÁlbum fotográfico com dezenas de fotos de Portugal separadas em slide-shows  sobre a as regiões mais interessantes do país.

 

Como ir

Veja preços de passagens aéreas e pacotes