Argentina: pratos e especialidades regionais
centolla-www.sabrosia.com
Centollas, os caranguejos gigantes da Terra do Fogo

Especialidades regionais

Terra do Fogo

Centollas

A carne desse caranguejo gigante das profundezas, na opinião de muitos, é mais saborosa que a da lagosta. Desfiada, ela pode ser preparada à la provençale (ao alho e óleo), em forma de guisado e das mais diferentes maneiras. O bom é que, na maioria das receitas, é servida somente a carne das enormes patas do bicho, já limpa, sem que você tenha que ficar quebrando a casca do caranguejo com algum alicatinho especial.

Patagônia

Cordero patagónico

Delicioso e tenro, é assado durante muitas horas na brasa. Suas costeletas grelhadas são suculentas e muito macias, de qualidade excepcional. Recomendamos.

Distrito dos Lagos

Truta

Embora você possa comer truta em Buenos Aires e em outras regiões do país, as trutas são uma especialidade do Distrito dos Lagos, cujas águas frias são favoráveis à procriação desse peixe. A truta é servida ao molho de limão, com manteiga e amêndoas e de diversas outras formas.

Frios, defumados e patês

A influência germânica na região se manifesta na produção artesanal de frios, patês e carnes defumadas (ahumados) de caças como o javali e o cervo.

Noroeste (NOA)

São comuns nessa região os pratos da culinária andina que lembram muito a boliviana e a peruana.

Lhama

Sua carne, em geral tenra e de baixo teor de colesterol, é mais saudável que a bovina. O único problema em consumi-la é cultural: talvez você ache estranho comer uma priminha do camelo.

Quínoa

O cereal, um dos mais nutricionalmente completos que existem (incorporado pela NASA aos menus dos astronautas) lembra o arroz ou o trigo moído. É preparado cozido como arroz, em sopas, saladas e até como doce, em forma de pudim.

Tamale

Massa de milho semelhante a pamonha, com pedacinhos de carne seca misturada à farinha, que é cozida no vapor e embrulhada na palha de milho.

Humita

Parecida com o tamale, é preparada com farinha de milho; pode ser tanto salgada, com alho, cebola, pimentão, sal e canela, quanto doce.

Saiba mais sobre a gastronomia argentina

Informações práticas

Onde se hospedar

Escolha e reserve seu hotel em Buenos Aires

Escolha e reserve seu hotel em Bariloche

Escolha e reserve seu hotel em Mendoza

Como ir

Veja passagens aéreas e pacotes

Informação sobre os guias

A Argentina em imagens
Maquina fotografica

Álbum fotográfico com dezenas de fotos da
Argentina separadas em slide-shows
 sobre a as regiões mais interessantes do país.