Alentejo
Évora, Alentejo
Praça central de Évora, Alentejo, Portugal

Alentejo: atrações

Perto de Lisboa e repleto de atrações, o Alentejo, região entre a capital portuguesa e a fronteira espanhola, que tem Évora como capital, é uma área predominantemente rural, ocupada por extensos olivais e vinhedos. Os vinhos e azeites locais são ótimos! Sua capital, Évora é uma cidade agradável e graciosa, com um centro histórico bem conservado. Saiba mais sobre Évora.

Mapa de Évora e do Alentejo

Como ir

Há vários trens e ônibus por dia entre Lisboa e Évora e outras cidades do Alentejo.

Onde se hospedar no Alentejo

Escolha e reserve seu hotel no Alentejo

Atrações no Alentejo

A maior cidade da região é Évora, mas todo o Alentejo possui um grande número de cidadezinhas de arquitetura típica, com casinhas caiadas, fortalezas medievais, palácios, igrejas barrocas, resquícios da época romana e até sítios arqueológicos do Paleolítico. Sem falar, é claro, de sua gastronomia e seus vinhos, de primeira linha.

Vídeo sobre turismo no Alentejo

Atrações nos arredores de Évora

As atrações nos arredores são numerosas, mas muito perto umas das outras. Por isso é uma boa ideia alugar um carro, que lhe dará grande mobilidade e o livrará da dependência de horários de transportes coletivos. Embora o carro seja útil para se percorrer o interior de Portugal, em algumas regiões, como o Alentejo, existem cidades que têm em suas proximidades atrações absolutamente imperdíveis, como acontece, por exemplo, com Porta Alegre: próximo ficam Castelo de Vide e Marvão, dois povoados encantadores, onde você tem a impressão de ter voltado no tempo e que pode de repente, na primeira esquina cruzar com Eça de Queirós com seu bigodão, por exemplo.

O mesmo acontece com Estremoz, onde ficava o castelo da Rainha Isabel. Perto, a apenas 16 km fica Evoramonte, na Serra da Ossa, região ocupada por olivais, como acontece em muitas áreas rurais do Alentejo, é um labirinto de casinhas brancas decoradas com flores. Para os brasileiros a cidade tem uma importância histórica: foi onde os miguelistas, conservadores, partidários de Dom Miguel, que não digeriu direito nossa independência,  assinaram a paz com Dom Pedro IV (o nosso Dom Pedro I).

Como ir a Portugal

Veja preços de passagens e pacotes

Portugal em imagens

Maquina fotograficaÁlbum fotográfico com dezenas de fotos de Portugal separadas em slide-shows  sobre a as regiões mais interessantes do país.