A pitoresca Alberobello e seus curiosos trulli

 

Rua de trulli em Alberobello, Itália
Rua de trulli em Alberobello, Itália

Sobre Alberobello

Alberobello, na região italiana da Puglia, é um lugar único, por seu conjunto de trulli (plural de trullo), antigas casas de calcáreo com telhados cônicos, que é declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Nossa dica é: se for ao sul da Itália, não perca Alberobello de jeito nenhum! Essas antigas construções, feitas sem argamassa, têm muitos de seus telhados de pedra enfeitados com símbolos místicos.

Nem todos os trulli da Puglia ficam em Alberobello (que significa “árvore bonita”), mas é lá que se concentra a maior quantidade deles. Há outros em Fasano, Martina Franca e Ostuni.

Monti, um dos conjuntos, abriga mais de mil trulli, inclusive alguns bem curiosos. Existem, por exemplo trulli com dois telhados cônicos interligados interiormente e com duas entradas diferentes. Existe até uma igreja-trullo na cidade: a de Sant’Antonio. Os conjuntos de trulli formam ruas, algumas estreitas, quase sempre tortuosas e muito graciosas. Não existe nada assim em outro lugar do mundo!

Video sobre Alberobello

Por isso mesmo, a cidade é muito visitada por turistas de todo o mundo atraídos pelo mistério e a curiosidade que essas pitorescas edificações despertam.

Hoje os trulli de Alberobello são adaptados para incorporar confortos modernos. Alguns ainda são utilizados como residências, enquanto outros foram transformadas em lojas, bares ou B & Bs. Alguns são dotados de todo conforto, com banheiros modernos além de pequenos detalhes charmosos. Podem ser mais caros do que as acomodações de mesma categoria em hotéis comuns. Explica-se: é uma experiência incomum passar uma noite em uma dessas curiosas habitações.

A pequena cidade de Alberobello, com cerca de onze mil habitantes, fica a pouco mais de uma hora de trem de Bari, capital da região da Puglia, no sul da Itália. O acesso também é fácil para quem vai de carro. Sendo uma cidade pequena, é fácil estacionar e as comunidades de trulli, próximas umas das outras, podem ser visitadas a pé.

Mapa da Puglia

Como ir

Não há voos diretos do Brasil. Você terá, em Roma, que tomar uma conexão para Bari, capital da Puglia. E depois, em Bari, precisará pegar um trem ou alugar um carro. Alberobello fica a aproximadamente 50 km de Bari.

Hotel em Alberobello

Escolha e reserve seu hotel em Alberobello

Nosso parceiro Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não tem trabalho algum e provavelmente conseguirá preços melhores. E não paga nada a mais por isso! Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos.

Melhor época

Alberobello fica lotada na alta estação. O excesso de turistas incomoda. A única vantagem é que os dias são mais longos. Por outro lado, tudo é caro e qualidade dos serviços nem sempre é das melhores. Na primavera e no outono, baixa estação, os dias são mais curtos. No outono chove um pouco mais. Mas nada que atrapalhe a viagem. As temperaturas no outono e primavera são bastante agradáveis. As noites são frescas, mas raramente faz muito frio. O mais importante é que você gasta muito menos e pode visitar os trulli sem ser atropelado por uma excursão de visigodos ou esquimós.

Para fotografar vá em abril/maio ou outubro/novembro.

Mais fotos de Alberobello?

Alberobello em imagens