Abruzzo

Acessar o sumário •  Acessar o índice remissivo

Sobre o Abruzzo

O Abruzzo, região de montanhas que já foi território romano e teve depois sua sorte ligada à de Nápoles, é esparsamente povoado. Sua economia é baseada na agropecuária, sobretudo na criação de ovinos.

A região possui três belíssimos parques nacionais que ocupam cerca de trinta por cento de seu território. O mais importante deles é o Parque Nacional do Abruzzo, um dos melhores lugares na Europa para a prática de caminhadas, montanhismo, equitação e observação de fauna e flora. Os outros são o Parque Nacional do Gran Sasso e o Parque della Maiella.
No Abruzzo estão alguns dos mais elevados maciços dos Apeninos, como o Gran Sasso, cujo ponto culminante, denominado Corno Grande, alcança 2.912 metros. Não é à toa que a região possui diversas estações de esporte de inverno.

A paisagem dos planaltos entre as montanhas é desolada. Do lado do Adriático, as colinas, bem mais baixas, alternam-se com vales e chegam perto da costa. É nessas terras mais férteis e nas cidades costeiras, como Pescara, que se concentra a maior parte da população.

O patrimônio artístico e cultural do Abruzzo pode ser considerado menos rico que o de outros pontos do país, mas conhecer a região é uma oportunidade de ver belas paisagens e pitorescas aldeias encravadas em montanhas, esquecidas pelo mundo, que mantêm antigos costumes e tradições. As cidades mais interessantes são L’Aquila (a capital), Sulmona e Scanno, que conservam boa parte de seus centros históricos medievais.

Mapa do Abruzzo

Como ir e conhecer o Abruzzo

O Abruzzo é uma das regiões italianas mais indicadas para visitar de carro, principalmente se você quer desfrutar as incríveis paisagens dos Apeninos e chegar às pequenas aldeias nas montanhas. As estradinhas são íngremes, estreitas e sinuosas, mas o levarão a recantos perdidos de uma Itália que pouca gente conhece. No inverno, informe-se sobre as nevascas e as condições das estradas secundárias. Seja cuidadoso: você pode fazer uma curva e dar de cara com um pastor atravessando a estrada com um rebanho de carneiros!

O trem, prático para quem deseja percorrer o litoral, liga Pescara a Roma e Sulmona a L´Aquila.
O ônibus, nem sempre com horários muito cômodos, liga as pequenas localidades do interior e também as cidades maiores.

Carro

De Roma (133 km) utilize a A24 até Pescina e em seguida a S83 até Pescasseroli, uma cidadezinha no interior do parque, com infraestrutura para receber visitantes.

Trem + ônibus

Pegue o trem em Roma até Avezzano (2h) e em seguida o ônibus até Pescasseroli (1h).

Hotéis no Abruzzo

Escolha e reserve seu hotel no Abruzzo 

Escolha e reserve seu hotel em L’Aquila  (capital regional)

Melhor época

A primavera e o verão são as melhores época. Faz frio no inverno e chega a nevar. O verão, além de lotado de turistas, é excessivamente quente. Primavera e outono são épocas mais agradáveis. O outono é mais chuvoso, mas as chuvas raramente chegam a incomodar.

Atrações

Parque Nacional do Abruzzo

Situado no meio dos Apeninos, com altitudes variáveis entre 900 e 2.200 metros e área de 50 mil hectares, o Parque Nacional do Abruzzo é um dos mais espetaculares parques italianos, e pode ser incluído entre os mais importantes da Europa em razão da riqueza da flora, que conta com grande variedade de árvores de diversos portes, e da fauna, que inclui ursos pardos, lobos, veados, animais menores e aproximadamente 300 espécies de aves.

Embora seja possível atravessar o parque de carro, você não poderá percorrer as trilhas de automóvel. Terá de fazê-lo a pé (sozinho ou em um tour guiado) ou alugar um cavalo ou uma bicicleta. Saiba, entretanto, que para ver os animais é preciso alguma sorte.
Conheça o site oficial do Parque Nacional do Abruzzo.

Parque Nacional do Grand Sasso

Nas proximidades de L’Aquila, o gigantesco parque, com 150 mil hectares e uma enorme biodiversidade, abriga os picos mais altos dos Apeninos. Entre as espécies de animais selvagens existentes no parque estão o urso, o lobo, o cabrito montês e muitos tipos de aves, entre elas a águia. Além das variadas fauna e flora e das espetaculares paisagens de montanha, o parque possui espalhados por seu território sítios arqueológicos, velhas abadias, castelos medievais e antigos povoados.
Conheça o site oficial do Parque Nacional do Gran Sasso.

Pescara

De Roma (205 km) pela A24-A25. Situada no litoral, a cidade, pátria de Gabriele d’Annunzio (cuja casa foi transformada em museu), é a maior do Abruzzo e um balneário frequentado por europeus no verão. Merece ser mencionada principalmente por ser um entroncamento ferroviário e rodoviário importante.  Província de Pescara. Oficial.
Chieti Fica bem do lado de Pescara. Entre montanhas, construída no alto de uma colina, a cidade é conhecida pelo Museo Archeologico Nazionale d’Abruzzo, instalado em uma villa neoclássica. Ela abriga as principais peças antigas da região, dentre elas a famosa escultura funerária Guerreiro de Capestrano, do século VI a.C.

Scanno

De Roma (127 km) pela A24-A25 e em seguida pela S479. Perto de um lago muito bonito, conservou um centro histórico com vários edifícios antigos, fontes, arcos, palácios e portais. As igrejas, construídas na Idade Média, foram reformadas e têm hoje um aspecto renascentista. A maior parte da cidade é ocupada por casinhas geminadas, construídas em terreno irregular, o que formou um labirinto de pequenas ruas, passagens e escadarias. Prefeitura de Scanno. Oficial.

Sulmona

De Roma (132 km) pela A24-A25. Cidade romana, foi a terra natal do poeta Ovídio e ainda conserva ruas de traçado medieval, bem como algumas construções de época, tais como a porta gótica com relevos dourados na entrada da cidade; o Palazzo Annunziata, no Corso Ovidio, onde funciona o Museo Civico; e a igreja de San Francesco della Scarpa, na Piazza del Carmine. Na Piazza Garibaldi, onde aos domingos de Páscoa ocorre a “Festa della Madonna che scappa in piazza”, pode-se ver um antigo aqueduto e, ao lado, a renascentista Fontana del Vecchio. Sulmona. Oficial.

Alba Fucens

De Roma (74 km) pela A24-A25. Bem ao lado de Avezzano, Alba Fucens é o sítio arqueológico romano mais importante do Abruzzo, onde podem ser vistas ruínas do anfiteatro, da basílica, das termas e de suas antigas muralhas.

A Itália em imagens

Maquina fotograficaÁlbum fotográfico com dezenas de fotos da Itália separadas em slide-shows  sobre a as regiões mais interessantes do país.

 

Centro da Itália em Imagens

Sul da Itália em imagens

Norte da Itália em imagens