A melhor época para ir a Portugal

A melhor época para ir a Portual

Quando ir: temperaturas, chuvas, clima

Por estar situado no sul da Europa e ter um clima mediterrâneo, Portugal não é frio como a maioria dos países europeus e pode ser visitado em qualquer época do ano. Alguns meses, entretanto, são excessivamente quentes, e durante o inverno as temperaturas mínimas podem incomodar os mais friorentos. As melhores épocas para visitar a maior parte do país são, em princípio, a primavera (abril e maio) e o outono (outubro e novembro).

Mapa de Portugal

O país é pequeno e, embora o sul tenha temperaturas mais amenas e o norte seja mais frio, as diferenças não são expressivas.

A altitude também influi: nas serras, como a da Estrela e a do Marão, e em outras regiões serranas neva nos meses mais frios.

Enfim, frio e calor são algo relativo. O que é “gelado” para uns é “agradavelmente fresco” para outros; um “calor insuportável” pode ser considerado “uma delícia” por quem odeia frio… Veja na tabela de temperaturas o que você considera frio ou calor. Não se assuste em demasia com as temperaturas assinaladas como “médias mínimas”; as horas mais frias são as da madrugada, quando você muito provavelmente estará sob as cobertas, bem aquecido (e, quem sabe, bem acompanhado).

Embora temperaturas elevadas ou baixas possam incomodar, o que não combina mesmo com viagem é chuva, ainda mais em um país em que as principais atrações são as belíssimas paisagens e a arquitetura. Ainda bem que Portugal não é um país particularmente chuvoso. O sul é bastante seco, o norte é mais úmido. O inverno é a estação mais chuvosa.

Como ir

Avião

Há voos diretos do Brasil para Lisboa e para o Porto. Há ligações aéreas entre as principais capitais europeias e Lisboa.

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotéis em Portugal

Escolha e reserve seu hotel no Algarve

Escolha e reserve seu hotel no Alentejo

Escolha e reserve seu hotel em Coimbra

Escolha e reserve seu hotel em Lisboa

Escolha e reserve seu hotel no Porto, Minho e Douro

Escolha e reserve seu hotel no Norte de Portugal

Escolha e reserve seu hotel na Região de Lisboa

Escolha e reserve seu hotel na Serra das Estrela

Portugal nas quatro estações

Primavera

Temperaturas diurnas amenas, frescas. Chove um pouco no norte. Os campos portugueses, floridos, ficam lindos. As regiões serranas do norte, no início da primavera, são ainda frias.

Verão

Portugal, sobretudo o Algarve, é literalmente invadido por franceses, alemães, ingleses, vikings e visigodos. Tudo fica lotado, mais caro e os serviços perdem qualidade. Em julho e agosto as temperaturas podem alcançar mais de 30 ºC. Se você não gosta de calor excessivo, evite essa época. São meses que agradam em cheio europeus carentes de sol e praia, mas não tanto a nós, brasileiros, que temos ótimas praias o ano todo. Chove pouco.

Outono

Ótimo período para visitar o país. O início do outono tem dias quentes e noites frescas. Ao longo da estação, as temperaturas máximas caem. No final do outono as paisagens, sobretudo no norte de Portugal, assumem belos tons dourados ou avermelhados. Início das chuvas no Porto.

Inverno

O auge do inverno pode ser desagradável à noite para aqueles que detestam frio, mas é raro ficar “insuportável”. É quando mais chove no ano, principalmente na região do Porto. No norte do país as temperaturas nas serras podem beirar o zero grau. No Algarve (Faro) nem as chuvas nem o frio chegam a incomodar. Na Ilha da Madeira o inverno é também suave.

Agora que você pode escolher a época em que visitará Portugal, veja a bagagem que deve levar.