A melhor época para ir a Paris

Paris: quando a cidade é ainda mais agradável

Primavera e outono

As melhores épocas do ano para visitar Paris são o final da primavera (junho) e o final do verão (setembro). Os meses próximos a esses também são bons, exceto agosto, auge do verão, quando o calor pode incomodar. Nesse mês a cidade fica descaracterizada, pois os parisienses tiram suas férias e estão a milhares de quilômetros dali; muitos estabelecimentos comerciais estão fechados; e há multidões de turistas do mundo inteiro, pois é período de férias em quase todo o hemisfério norte. Há filas até para fotografar a Torre Eiffel!

Quinze graus é “um gelo”?

Depende de cada um… O começo da primavera (de meados de março ao final de abril) e o final do outono (de meados de outubro ao final de novembro) podem ser épocas meio frias conforme o ano – depende um pouco da sorte. Muitos brasileiros acham 15ºC “um gelo”, outros acham essa temperatura perfeita para longas caminhadas. A vantagem desses meses é que costumam coincidir com estações baixas ou intermediárias, quando a passagem é mais barata. Outro ponto é que a cidade, bem arborizada, está bonita, seja pelas folhas novas das árvores e flores da primavera, seja pelas folhas amareladas e marrons do outono forrando o chão (lembra-se da nostálgica canção Les Feuilles Mortes?). Em suma, podem ser uma opção satisfatória.

Mapa de Paris

A época a ser evitada pelos que não gostam de frio

A época a ser evitada por aqueles que odeiam frio e não têm como sonho dourado ver os fogos de artifício da Torre Eiffel no Réveillon é o inverno, quando as temperaturas máximas em média não passam de 6ºC e o vento gelado pode diminuir um dos maiores prazeres da viagem, que é caminhar pela cidade. Depois de quinze minutos ao ar livre, tudo o que os friorentos querem é entrar em qualquer lugar que tenha calefação. O inverno europeu corresponde ao verão no Brasil; portanto, ao desembarcar somos obrigados a enfrentar um choque térmico que, aliado à diferença de fusos horários, pode levar a crer que o melhor lugar de Paris é o quarto do hotel…

Strip-tease dentro do metrô

Outra coisa: você sai de luvas, pulôver e casaco forrado para andar na rua; depois, ao entrar num metrô ou em outro lugar aquecido (às vezes demasiadamente!), transpira como se estivesse numa sauna e começa seu strip-tease. Daí coloca tudo de volta para sair ao ar livre novamente. Não estamos afirmando que, se for para conhecer Paris nessa época, é melhor não ir, mas se curtir o frio não é a sua viagem, escolha outro momento. Sem falar que é alta estação, o que significa pagar mais pela passagem aérea.

Os dias curtos

Mais uma razão — bastante forte — para evitar viajar durante o inverno europeu é que o dia é curto: amanhece tarde, escurece cedo, muitas atrações abrem em horários restritos e outras nem abrem. Você pode perder o melhor da festa!

E as chuvas?

Com relação a chuvas, Paris tem um regime bastante regular durante o ano todo. Os temporais, tais como os conhecemos aqui, são raros (mas não impossíveis de acontecer: no final de 1999, houve tremendos estragos em toda a região parisiense, que serão lembrados por muito tempo). Em qualquer mês do ano você pode pegar dias de sol ou de chuva, ou, mais provavelmente, sol e chuva no mesmo dia, pois o tempo muda muito rapidamente: você sai do hotel com sol, o céu se cobre, começa a chover, depois faz sol de novo… Levar um guarda-chuva desses pequenos e dobráveis com você é sempre uma boa ideia.

Paris sob a neve

Durante o inverno, é raro nevar. Quando isso acontece, sem dúvida, Paris fica linda! Quer coisa mais romântica do que namorar em um lindo cenário com a neve caindo? Mas, como a neve raramente se mantém durante muito tempo, logo vira uma lama escorregadia. De qualquer forma, a neve não é a única atração do inverno. Em dezembro, bem antes do Natal e Réveillon a cidade já está toda enfeitada, seus monumento iluminados. Paris fica linda!

Março: temperaturas  entre 4°C e 12°C com 35mm de chuva.
Abril: temperaturas  entre 6°C e 16°C com 42mm de chuva.
Maio: temperatursa  entre 10°C e 20°C com 57mm de chuva.

Setembro: temperaturas  entre 12°C e 21°C com 55mm de chuva.
Outubro: temperaturas  entre 8°C e 16°C com 50mm de chuva.
Novembro: temperaturas  entre 5°C e 10°C com 51mm de chuva.

Dezembro: temperaturas  entre 2°C e 7°C com 50mm de chuva.
Janeiro: temperaturas  entre 1°C e 6°C com 56mm de chuva.
Fevereiro: temperaturas  entre 1°C e 7°C com 46mm de chuva.

Agora que você sabe sobre o clima que irá encarar ao desembarcar em Paris, veja a bagagem que deve levar.

Informações práticas sobre Paris

Como ir a Paris

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotéis em Paris

Escolha e reserve seu hotel em Paris

Maquina fotografica

Paris em imagens  Fotos dos lugares de especial interesse turístico.

A França  em imagens  Verdadeira viagem fotográfica pela França. Dezenas de fotos das regiões Sul, Norte e Centro da França