A melhor época para ir à França

Primavera e outono

Outono de primavera são nossas estações prediletas para viajar em quase todos os países do mundo e, também para percorrer a França.  Já mencionamos, no post “à melhor época ano para visitar Paris“, que o final da primavera (junho) e o final do verão (setembro) são bem agradáveis. Sem dúvida muitas observações sobre Paris valem para a França inteira. É o caso, por exemplo do mês de agosto, nosso mouton noir. É o mês menos agradável para se visitar Paris e também toda a França. O motivo é que pode fazer muito calor, há excesso de turistas, tudo é caro, sobretudo os hotéis. A qualidade dos serviços cai. Com tudo lotado você quase sempre acaba sendo mal atendido. Vai visitar um museu tem que entrar numa curiosa fila de vikings,  tuaregs, visigodos, esquimós e mongóis… Agosto é o auge do período de férias escolares em todo o hemisfério norte, a França inteira é invadida. Tente visitar o Mont Saint-Michel nessa época e assistirá a uma nova  l’invasion de la Normandie! 

Mas Paris não é França…

Enfim, considerando a França toda, não apenas Paris, temos reparos a fazer. Na Alsácia, em todo o norte da França e nos Alpes o clima é mais frio. Por isso mesmo, nessas regiões, maio é mais agradável do que abril, quando ainda pode ser meio frio em regiões mais setentrionais ou montanhosas. Nada realmente excessivo, mas que pode incomodar os friorentos. O mesmo vale para o outono. A segunda metade de setembro e o mês de outubro são mais agradáveis nessas regiões que mencionamos. Novembro já está meio frio e também os dias são mais curtos. Pr volta de 16h30 já está meio escuro. O truque para aproveitar mais a luz solar, fotografar e curtir sua viagem é dormir cedo, acordar cedo e já sair para passear. Abril e maio e setembro e outubro também são os meses com temperaturas mais amenas para se visitar o centro da França, a Borgonha, por exemplo, e o Vale do Loire.

No sul, na Côte d’Azur em agosto, pode fazer bastante calor. A cidade e toda a costa mediterrânea está lotada de banhistas, não apenas franceses, mas também (principalmente ingleses), alemães e nórdicos. Todo mundo em busca de sol e calor. Correto para eles, mas não para brasileiros, que não vão à França para irem a praia. Praias é o mais temos no Brasil. O que nossos turistas buscam é vilarejos medievais, museus, castelos, cidades históricas.

Já, uma ilha como a Córsega, mais ao sul, no Mediterrâneo, tem clima mais ameno e inverno não muito rigoroso. Pode ser visitada praticamente o ano todo. Enfim, como em outros lugares, como o clima no mundo anda cada vez mais incerto, tudo depende de sorte.

O que é frio ou calor para você?

Já tocamos en passant nesse assunto em outro post. Frio e calor é algo muito pessoal. Para alguns 18 graus é “um gelo”. Para outros é uma temperatura muito amena, que não incomoda em nada. Os que gostam de um “friozinho” podem considerar agradável temperaturas beirando os 10 ou 12 gaus. Explica-se. Não é preciso mantô, botas forradas, espessos gorros de lã, ou roupas especiais para frio. Basta um pulôver e um blusão de couro ou nylon.

E as chuvas?

A chuva  é a bête noir que todo  viajante odeia. Felizmente, na França são bem distribuídas. Não existe realmente uma estação seca e chuvosa, como no Brasil onde, no verão, caem verdadeiros temporais. As cidades ficam inundadas. Chuva é a zica que estraga qualquer passeio. No litoral pode chover uma semana sem parar. Esse risco, na França, você não deve correr.

As vantagens de viajar na primavera e no verão

A vantagem da primavera e do outono da França e praticamente em toda a Europa, é que são épocas que correspondem à baixa temporada. Sua viagem pode sair até 40% mais barata. Os hotéis oferecem bons descontos e há promoções inacreditáveis na compra de passagens aéreas e no aluguel de carro. Na primavera francesa os campos se enchem de flores, no outono as paisagens são igualmente lindas, com o arvoredo assumindo tons amarelos e avermelhados. O único problema é que, a maioria dos brasileiros por causa de seu trabalho, ou por terem filhos, só pode viajar durante as férias escolares, em janeiro ou fevereiro, ou em julho. Felizardos os que podem decidir quando preferem sair de férias!

Temperaturas médias e índice pluviométrico

Primavera

Março: temperaturas entre 4,5°C e 12°C com 36mm de chuva.
Abril: temperaturas entre 5°C e 17°C com 43mm de chuva.
Maio: temperaturas entre 10°C e 20°C com 58mm de chuva.

Verão

Junho: temperatura média entre 13°C e 23°C com 59mm de chuva.
Julho: temperatura média entre 15°C e 25°C com 59mm de chuva.
Agosto: temperatura média entre 14°C e 24°C com 64mm de chuva.

Outono

Setembro: temperaturas entre 12°C e 21°C com 54mm de chuva.
Outubro: temperaturas entre 8°C e 16°C com 50mm de chuva.
Novembro: temperaturas entre 5°C e 10°C com 51mm de chuva.

Inverno

Dezembro: temperaturas entre 2°C e 7°C com 51mm de chuva.
Janeiro: temperaturas entre 1°C e 6°C com 56mm de chuva.
Fevereiro: temperaturas entre 1°C e 7,5 °C com 47mm de chuva.

E o inverno?

É a época a ser evitada por aqueles que odeiam frio. As temperaturas não ultrapassam os 5 ou 6 graus. Sob o vento gelado a sensação térmica é ainda mais desagradável. Depois de um tempo passeando ao ar livre, tudo o que a maioria das pessoas deseja é entrar em um café ou qualquer lugar aquecido. E, como o inverno na França corresponde ao verão no Brasil, ao desembarcar do avião temos ainda que suportar um choque térmico que só agrava a sensação de frio. Além disso, os dias são ainda mais curtos no inverno. Antes das quatro da tarde já está meio escuro. Pela manhã amanhece tarde. Museus e outras atrações abrem mais tarde e fecham mais cedo, ou nem abem.

A França sob a neve

Durante o inverno, neva em muitas regiões da França, sobretudo nas mais setentrionais. As paisagens invernais podem também ser lindas e até mesmo românticas. Mas, a neve também prejudica caminhadas e passeios de carro. O chão se torna escorregadio e as estradas mais perigosas.

Agora que você sabe sobre o clima que o espera quando desembarcar na França, veja a bagagem que deve levar.

Dicas
  • Agora que você sabe a época do ano em que vai a Veneza, veja a bagagem que deve levar.

Onde dormir ?

Quem pretende viajar pela França geralmente inclui Paris no roteiro. É onde você irá desembarcar e é recomendável ter hotel já reservado.

Escolha e reserve seu hotel em Paris

Maquina fotografica

Paris em imagens  Fotos dos lugares de especial interesse turístico.

A França  em imagens  Verdadeira viagem fotográfica pela França. Dezenas de fotos das regiões Sul, Norte e Centro da França