A melhor época para ir a New York

A melhor época para ir a New York, melhores meses

Clima

A melhor época para ir a New York: o clima nova-iorquino tem extremos que surpreendem os próprios moradores da cidade: os verões são tórridos e os invernos, gelados. Como o clima no mundo todo anda meio desregulado, já aconteceu até mesmo de nevar em abril, em plena primavera. Mudanças bruscas de temperatura podem acontecer de um dia para o outro em qualquer estação.

As epócas mais agradáveis

As épocas mais agradáveis do ano para uma viagem a Nova York costumam ser aquelas que tendem a apresentar condições climáticas intermediárias: do final da primavera ao início do verão (de junho a meados de julho) e do final do verão ao começo do outono (de setembro a meados de outubro). Outras vantagens de viajar no outono ou na primavera são que a passagem de avião é mais barata e há chances de se conseguir preço melhor na hospedagem. Além disso, a Big Apple, uma metrópole bem arborizada, está mais bonita, seja pelas flores da primavera, seja pelas folhas amareladas e vermelhas do outono.

O auge do verão

Em agosto, auge do verão, você provavelmente irá deparar com temperaturas que ultrapassam os 30°C; mesmo quem curte calor deve levar em conta que não estará na praia nem à beira de uma piscina, e sim visitando atrativos urbanos em meio a uma “selva de concreto”. A vantagem é que no verão os dias são longos; só anoitece lá pelas 21h. É uma boa época para atividades ao ar livre, inclusive espetáculos e shows.

O inverno

Por estar situada no nível do mar, a 40° de latitude norte, aproximadamente como Lisboa e Atenas, à primeira vista Nova York não deveria ser tão fria durante o inverno; mas a corrente marítima do Labrador, junto à costa, mantém as temperaturas mais baixas do que seria o esperado. O auge do inverno em geral é rigoroso. Não neva com tanta freqüência, mas podem ocorrer grandes nevascas e ventos de congelar os ossos. Dependendo do ano, quem não gosta de frio não suportará ficar muito tempo ao ar livre.

O inverno nova-iorquino corresponde aos meses de verão no Brasil; fica mais difícil para o turista recém-chegado adaptar-se às temperaturas baixas. Para sair à rua é preciso usar sapatos forrados, luvas, gorro e roupas quentes, que o deixarão desconfortável ao entrar em qualquer ambiente aquecido. Os dias são curtos: além de amanhecer tarde, escurece cedo. Muitas atrações fecham ou restringem seus horários de abertura. Mas se você só tiver essa época para visitar Nova York, paciência, melhor ir no frio do que não ir. Aliás, as épocas de Natal e de Ano Novo podem ser muito legais, pois a cidade fica toda enfeitada.

Clima úmido continental

Nova York tem um clima úmido continental. O regime de precipitações é bem regular. Quando as temperaturas estão muito baixas, neva. Grandes tempestades, tais como acontecem durante o verão no Brasil, são raras. O que sucede é que, em um mesmo dia, o tempo pode mudar de uma hora para outra. Chove, faz sol, depois volta a chover para, meia hora mais tarde, o sol aparecer entre as nuvens. Essa constante instabilidade faz com que se deva andar sempre com um guarda-chuva pequeno e dobrável.

New York: o clima mês a mês

Janeiro – O mês de inverno mais rigoroso. Podem ocorrer nevascas. O frio e os dias curtos sugerem programas em lugares fechados, como museus.

Fevereiro – O frio continua bravo. Os dias ainda são bem curtos.

Março  Final do inverno. O frio ainda incomoda quando se fica muito tempo ao ar livre.

Abril O frio começa a ceder e as primeiras flores aparecem no final do mês no Central Park e em todos os numerosos parques e jardins da cidade.

Maio – Plena primavera. Boa época, mas os mais friorentos ainda poderão resmungar… Os dias começam a se tornar mais longos.

Junho – Ótima época: fim da primavera e início do verão. Temperaturas agradáveis e dias longos. Bom para passeios ao ar livre.

Julho – No final do mês, dependendo do ano, faz bastante calor. Os parques ficam cheios de gente.

Agosto Mais quente que julho. Nova York fica lotada de turistas, boa parte deles asiáticos.

Setembro – Ótima época: as temperaturas tornam-se muito mais agradáveis. Conforme o ano faz bastante calor, as noites podem ser frescas, o sol ainda se põe tarde.

Outubro – As temperaturas tornam-se bem mais frescas, principalmente no final do mês e à noite. Mas nada que impeça caminhadas e atividades ao ar livre.

Novembro – O frio começa a incomodar e os dias já estão bem mais curtos.

Dezembro – Fim do outono e começo do inverno. Faz frio e em alguns anos pode haver dias gelados. É verdade que a Big Apple, enfeitada para as festas de fim de ano, é linda, mas o frio por vezes corta a vontade de perambular a pé pela cidade.

Lembrar – A época do ano em que você for viajar irá determinar as roupas
e calçados que deverão ser levados na sua bagagem.

Informações práticas

Como ir

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotéis em Nova York: reserva pelo Booking.com

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos.

Escolha e reserve seu hotel:  seleção por categoria e bairro