A Guerra do Pacífico

Guerra do Pacífico, Chile contra Peru e Bolívia

Guerra do Pacífico: o Chile contra o Peru e a Bolívia

Não estamos falando aqui do conflito nipo-americano no Pacífico…  Mas de outra guerra, ocorrida no hemisfério sul, no século XIX, que muita gente nem sabe que existiu.

Os minerais explorados por companhias britânicas no Atacama, pertencente, na época, à Bolívia, provocaram a Guerra do Pacífico (1879-1884) entre o Chile, de um lado, e Bolívia e Peru do outro. O conflito, insuflado pelos capitais ingleses, eclodiu quando os bolivianos aumentaram os impostos sobre o salitre exportado pelo porto de Antofagasta.

Os interesses ingleses

É bom lembrar que quase todos os conflitos sul-americanos tivera a participação direta ou indireta dos ingleses (depois substituídos pelos norte-americanos…) A Inglaterra, a mais poderosa potência da época, impôs na base da canhoneira e do dinheiro a sua vontade. Isso também na Ásia e África e não apenas no Novo Mundo.

(Uma curiosidade: não é verdade que os ingleses provocaram a Guerra do Paraguai. Temiam que um conflito no Prata prejudicasse seu comércio. De qualquer modo, encheram os bolsos emprestando dinheiro à Argentina e principalmente ao Brasil, bem como ganharam vendendo armas e equipamentos militares. De qualquer forma ficaram com todas as vantagens…)

Armado pelos ingleses, o Chile anexou a província peruana de Tarapacá e a província boliviana de Atacama, deixando a Bolívia sem saída para o mar. Essa situação provoca até hoje um mal-estar diplomático entre os dois países. Antes, em 1836, o Chile havia declarado uma guerra contra uma federação unindo Bolívia e Peru.

Um acordo forçado com os argentinos

Após derrotar seus vizinhos do norte (os chilenos chegaram a ocupar Lima), o Chile teve que fazer concessões aos argentinos, que ameaçavam entrar nessa guerra e apoiar o Peru. Nesse caso, o Chile sabia muito bem que seriam derrotados.

Foi, portanto, obrigado a renunciar a posse da Patagônia Oriental e da Puna de Atacama, reivindicados pelos argentinos, tendo de ceder ao país platino os territórios reclamados. O acordo foi selado com a assinatura do tratado de 1881.

Terminada a guerra, empresas britânicas que se beneficiaram com o conflito estabeleceram-se na região e, dedicando-se à exploração do salitre, encheram os bolsos.

Informações práticas

Como ir ao Chile

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde se hospedar no Chile: reserva pelo Booking.com

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos

Escolha e reserve seu hotel em Santiago: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em La Sereña: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Pucón: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Puerto Natale: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Puerto Vara: seleção por categoria

Escolha e rserve seu hotel em Punta Arenas: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em San Pedro de Atacama: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Torres del Paine: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Valdívia

Escolha e reserve seu hotel em Valparaíso

Escolha e reserve seu hotel em Viña del Mar