A ditadura Pinochet

Ditadura militar Pinochet

A ditadura Pinochet

Seguindo o exemplo de brasileiros em 1964 e em 1968, milhares de chilenos (intelectuais, políticos, artistas, escritores) exilaram-se na Europa: na Suécia, França, Itália, Bélgica e outros países.

As bolsas europeias

Organismos oficiais e ONGs de países europeus conseguiram empregos e bolsas de estudo para vários deles. Graças a isso muitos puderam viver de modo relativamente digno, trabalhar e estudar.

As bolsas do governo Nixon

O governo Nixon também ofereceu bolsas. Mas para militares chilenos que iam para a famosa Escola das Américas, em Fort Benning, na Geórgia, onde estudaram alguns famosos torturadores do Cone Sul. No curriculum: técnicas de pressão, métodos de tortura, identificação de “elementos subversivos”, repressão de manifestações, como extrair confissões.

O fim dos direitos humanos no Chile

A noção de diretos humanos deixou de existir no Chile. A condenação do regime Pinochet por organizações humanitárias e pela ONU não afetou em nada uma ditadura apoiada pelos Estados Unidos.

A Operação Condor

Num momento em que Brasil, Bolívia, Argentina e Uruguai eram governados por ditaduras, a direita militar do continente, por sugestão da DINA (a polícia política chilena), organizou-se para, com o apoio e o financiamento da CIA, lançar a Operação Condor para capturar exilados de um país que fugisse para outro. Enquanto isso grupos armados da extrema-direita percorriam o país de helicóptero, assassinando oponentes políticos com o aval do ditador, jogando os corpos no oceano e, em muitos casos, apropriando-se de seus bens.

Jimmy Carter

Sentindo-se livre para agir como quisesse, a extrema-direita chilena saiu do controle. Em 1978 um atentado terrorista organizado pela DINA matou Orlando Letelier, diplomata chileno de ideias progressistas, exilado em Washington. Só que os tempos eram outros. Quem governava os Estados Unidos era o ético Jimmy Carter, do partido democrata, que não simpatizava com as ditaduras sul-americanas.

As divisões dentro da ditadura

Foi quando surgiram as primeiras rachaduras no regime: Gustavo Leigh, membro da Junta Militar, que pretendia estabelecer um prazo para a volta da democracia, rompeu com Pinochet e foi afastado. No cenário internacional a situação complicou-se ainda mais para Pinochet, quando o país chegou à beira de uma guerra com a Argentina do ditador Videla. (Este, cada vez mais contestado e louco por uma guerra para desviar os argentinos de seus problemas, acabaria metendo a Argentina na desastrosa aventura das Malvinas.) As esquadras chilena e argentina chegaram a partir para se enfrentar na Patagônia e só não foram às vias de fato em razão de uma violenta tempestade que impediu o combate e da imediata mediação do papa Paulo VI. Pinochet escapou de boa: se ocorresse um conflito com a Argentina seria altamente provável que o Peru e Bolívia aproveitassem a ocasião para retomar os territórios anexados pelos chilenos na Guerra do Pacífico.

Um custo elevado para o povo chileno

A verdadeira guerra movida pela direita contra o governo Allende, a sistemática sabotagem, somada a erros políticos da esquerda, levaram a inflação a impossíveis 300% ao ano. O governo Pinochet, com a oposição totalmente amordaçada, instalou como ministro da Economia Sérgio de Castro, um Chicago Boy, seguidor de Milton Friedman, professor da Universidade de Chicago, autor de teorias neo-liberais. O tratamento de choque aplicado provocou violenta recessão, queda nas exportações e enorme desemprego, prejudicando especialmente a população mais pobre e os trabalhadores. Embora em 1977 a economia chilena voltasse a crescer, o custo social foi muito elevado. (Convém, lembrar que diversos países do mundo, entre eles o Brasil, controlaram inflações galopantes com custo social muito menor.)

Informações práticas

Como ir ao Chile

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotéis no Chile: reserva pelo Booking.com

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos

Escolha e reserve seu hotel em Santiago: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em La Sereña: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Pucón: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Puerto Natale: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Puerto Vara: seleção por categoria

Escolha e rserve seu hotel em Punta Arenas: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em San Pedro de Atacama: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Torres del Paine: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Valdívia

Escolha e reserve seu hotel em Valparaíso

Escolha e reserve seu hotel em Viña del Mar