conquista espanhola no Peru

A epopeia sangrenta que foi a conquista espanhola no Peru. Suas consequências no Novo Mundo e na Europa.
Cusco, no Altiplano, Peru
http://A conquista espanhola no Peru

A conquista espanhola no Peru

A desorganização da produção trouxe a miséria. Povos que nunca haviam conhecido a fome passaram a conviver com ela. A sífilis exterminou parte da população. Um enorme número de índios foi escravizado e pereceu em minas onde as condições de trabalho eram brutais.

Primeiro a cruz, depois a espada

A religião incaica foi considerada herética pela Igreja e os nativos tiveram que adotar o catolicismo, querendo ou não. A cristianização foi tarefa dos jesuítas, que chegaram ao Peru em 1568. (Deve ter sido difícil para os primeiros missionários explicar aos índios a fé cristã: os “cristãos” de Pizarro não respeitavam sequer os Dez Mandamentos!). Desentendimentos com a coroa espanhola fizeram com que os jesuítas fossem expulsos da colônia em 1767, só vindo a retornar no final do século XIX.

Os reflexos da conquista na Europa

Na Europa, as montanhas de ouro e prata extraídos dos países andinos pagaram exércitos, fortaleceram a Espanha, afetando a relação de forças, promoveram alianças estratégicas e provocaram guerras. Também causaram o aprimoramento da navegação e impulsionaram uma revolução comercial que transformaria a Europa, recém-saída da Idade Média. A conquista espanhola no Peru daria aos europeus, além do feijão, do milho, do tomate e do amendoim, um alimento que viria a salvar incontáveis vidas numa época de fome endêmica: a batata.

Os peruleros

Por outro lado, a febre do ouro despovoou a Espanha, pois cada vez mais homens vendiam tudo o que tinham para tentar a sorte no Peru. Chamados de peruleros, eram sobretudo moços que não pensavam em outra coisa senão no ouro que lhes possibilitaria voltar ricos à Espanha. Muitos partiam e deixavam suas esposas jovens e bonitas à solta, a ponto de Cieza de León contar que ouviu em Córdoba o seguinte dito popular: “Los que fuéredes al Peru, guardaos del cucurucú”… (Isso foi há muito tempo, mas por via das dúvidas pode ser melhor levar sua namorada com você na viagem.).

A decadência espanhola pós-conquista

A corrida para o Peru provocou a decadência da agricultura e da manufatura espanholas, tornando o país dependente de outras nações europeias para se aprovisionar. A abundância de ouro e de prata provocou também uma inflação sem precedentes na Espanha: os metais preciosos valiam muito por serem raros mas, com o aumento da oferta, desvalorizaram-se. Eram necessárias quantidades cada vez maiores de moedas de ouro ou prata para comprar qualquer coisa, de alimentos a ferramentas, de terras a cavalos.

Dica de leitura

Saiba mais sobre o romance histórico “O Ouro Maldito dos Incas”, onde um soldado de Pizarro relata como 187  espanhóis famintos e mal-armados conseguiram conquistar um império com 12 milhões de pessoas

Relatos de viagem

A Trilha Inca | Viagem pelo Valle del Colca

Informações práticas

Como ir ao Peru

Veja passagens aéreas e pacotes

Maquina fotografica

O Peru em imagens Fotos dos lugares de especial interesse turístico. 

 

Compartilhe:

Booking.com

Mais sobre o assunto:

Sacsayhuaman, Peru

História do Peru: Sacsayhuamán

História da tomada da fortaleza de Sacsayhuaman, vizinha de Cusco, pelos espanhóis, hoje o maior e mais importante conjunto de ruínas incas do Vale Sagrado.

Plaza de Armas de Lima, Peru

As consequências da conquista

História do Peru: as consequências da conquista espanhola na Europa da época, o ouro inca que impulsionou a Revolução Comercial e mudou a face da Europa.

Catedral de Cusco, Peru

Os espanhóis chegam ao Peru

História: os espanhóis chegam ao Peru. Veja como começou a conquista, em um momento em que o Império Inca era disputados por dois irmão inimigos

Lei e a moral incas

Curiosidades sobre o Império Inca. As leis e a moral Incaica eram severas. Qualquer desrespeito a elas resultavam em punições rigorosas, não raro com a condenação à morte do infrator.

Huáscar e Atahualpa

Os irmãos inimigos, que dividiram o Império Inca e facilitaram a conquista espanhola. Suas, diferenças, a guerra entre Cusco e Quito.

Construções incas em Machu Picchu, no Peru

As origens dos incas

As lendas sobre os primeiros incas e suas origens, a figura de Manco Cápac, o filho do sol.

Festa típica em Cusco, Peru

Incas, a expansão do império

A expansão do Império Inca; seus métodos para integrarem os povos conquistados, a importância da língua quéchua, falada pelos incas.